Hipertensão acomete 935 mil - Diabetes, Vida e Comunidade

Hipertensão acomete 935 mil

24/04/2010 - Diário do Nordeste


A hipertensão arterial acomete 935 mil pessoas com mais de 30 anos de idade no Ceará, além do mais desponta como o principal fator de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, ainda, é associada a enfermidades como diabetes e às complicações renais. Em virtude disso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) inicia hoje, no Dia Nacional de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial, a campanha "Eu sou 12 por 8", na Praça José de Alencar.

Ao longo do dia, das 8 horas às 12 horas, haverá na praça medição de pressão arterial, avaliação de risco de diabetes, e medição da circunferência abdominal. A população receberá também material informativo sobre a forma de como prevenir a hipertensão arterial.

A mobilização na praça é organizada pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A programação da campanha vai até segunda-feira, das 8 horas às 12 horas, com prestação de serviços à população no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, unidade da Sesa, localizada na Avenida Silva Paulet, 2406, Aldeota.

A conscientização sobre a importância do controle da pressão arterial é um dos principais objetivos da campanha, explica a cardiologista Ana Lúcia Leitão, lembrando: quanto mais próxima de 12 por 8 estiver a pressão de um pessoa, melhor.

Embora a hipertensão só esteja caracterizada para quem apresenta uma pressão de 14 por 9, na situação de 13 por 8 já é classificada de pré-hipertensão, "ou seja já um quadro de alarme", diz a médica, que integra o departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. "Se esse paciente está acima do peso, é sedentário, estressado e tem uma histórico na família de pressão alta, precisa adotar mais medidas preventivas", frisa, aconselhando a mudança urgente do estilo de vida como uma forma de sair da chamada faixa de risco.

Segundo ela, estudo realizado em 2006, com a participação Sesa, mostrou que o Ceará tem um milhão de hipertensos, dos quais 300 mil estão em Fortaleza. "Hipertensão está associada às diabetes e às complicações renais", frisa. Via regra, esclarece, a hipertensão se manifesta independentemente do sexo do paciente, exceto em maiores de 70 quando é ligeiramente mais comum em mulheres. A idade interfere na prevalência, ou seja quantidade de casos, que aumenta com o passar dos anos.

"Acredita-se que uma das causas para isso é o enrijecimento das artérias", comenta a médica, observando ainda que com a velhice vem outras doenças e mais fatores de riscos, como obesidade e sedentarismo. "Isso também em função dos hábitos de vida", cita.

Para o presidente do Comitê Estadual de AVC, João José Carvalho, o grande problema da hipertensão é ser o principal fator de risco do Acidente Vascular Cerebral. "Ao ano, temos 20 novos casos AVC no Ceará", diz, adiantando que desses um terço dos pacientes morrem.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Fatima
    13/05/2010 - 08:08

    ola meu nome e fatima cou ipertesa i paso muito mau quado estou com ela muito altacom posu cotrolalo

  • Fatima
    13/05/2010 - 08:09

    ola meu nome e fatima cou ipertesa i paso muito mau quado estou com ela muito altacom posu cotrolalo

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.