Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão em Manaus começa amanhã - Diabetes, Vida e Comunidade

Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão em Manaus começa amanhã

25/04/2010 - Portal da Amozonia


Começa nesta segunda-feira (26) e vai até o próximo dia 30, a Campanha de Prevenção à Hipertensão Arterial 2010, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Este ano, a campanha terá como slogan “Eu sou 12x8”, uma referência ao nível de pressão arterial (PA) considerado saudável.

A programação da semana envolverá todos os cinco Distritos de Saúde (Disas) de Manaus, que reforçarão as ações educativas sobre as formas de prevenção e tratamento da doença e, também, os serviços de aferição de PA e exame de glicemia capilar.

Palestras e ações educativas

Além de realizada palestras no auditório da SEMSA, à tarde, no período das 14h às 18h, equipes da secretaria realizam uma ação educativa e de atendimento no Manauara Shopping.

Sintomas da pressão alta:

Os sintomas mais comuns de descontrole da pressão arterial são dor intensa na região da nuca, calor excessivo, sensação de mal-estar, tonturas, visão embaçada e alguns episódios de sangramento nasal. Havendo esses indícios é necessário buscar orientação médica. O tratamento, a princípio, é de mudança de hábitos alimentares e realização de atividades físicas com frequência e tratamento medicamentoso com anti-hipertensivo.

Conferências

Nesta segunda-feira, pela parte da manhã, duas conferências serão realizadas no auditório da Semsa, para convidados. O tema da primeira palestra, proferida pela médica Mônica Hosana, será “Fisiopatologia e Tratamento da Hipertensão”.

Em seguida, médica Fabíola Kelly Santos fará uma explanação sobre o tema: “Como eu trato e acompanho a hipertensão arterial dentro do Programa Estratégia Saúde da Família”. A nutricionista Monica Souto falará sobre “Alimentação Saudável”.

Manauara Shopping

Na parte da tarde, no Manauara Shopping , equipes da Secretaria vão prestar atendimento aos consumidores do centro de compras, com aferição de PA, glicemia capilar e distribuição de material educativo sobre a Hipertensão Arterial.

Programação nos distritos de saúde

Já no dia 27 será aberta a programação distrital da Campanha, com lançamento oficial em cada um dos cinco Distritos de Saúde de Manaus.  No Disa Leste, as atividades começam às 8h, no Centro de Esporte Lazer Zezão. No cronograma está previsto a realização de um dia de ação global, com apresentação de grupos teatrais, atividade física, atendimento médico e orientação em saúde à população daquela área da cidade. Já o Disa Sul concentrará as atividades no Parque Municipal do Idoso, das 9h às 16h, com aferição de PA, exames de glicemia capilar e medida de circunferência abdominal.

Essas mesmas atividades acontecerão na UBS Armando Mendes, no Disa Norte, de 8h às 12h. Nesse mesmo horário ocorrem as ações da campanha no Disa Oeste, mais precisamente na Policlínica Raimundo Franco de Sá, com acréscimo de atendimento médico e orientação em saúde.

No Disa Rural as atividades começaram mais cedo, dia 14, e também encerrarão mais cedo, dia 23. “Resolvemos antecipar os trabalhos por causa da logística necessária para deslocar as equipes às comunidades rurais”, salientou Caroline Rente. Além dos exames para identificação de casos de hipertensão, os moradores das aldeias Barreirinha, Nova Canaã, Nova Esperança, Boa Esperança, Três Unidos, Terra Preta, São Thomé, Rouxinol, Inhambé e Maué receberão informações sobre a doença durante as ações educativa.

Fique por dentro

Porque é importante saber se você é Hipertenso?

Porque a hipertensão arterial ou pressão alta, quando não é tratada, é o principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, lesões nas artérias, podendo também causar alterações na visão.

Como tratar a Hipertensão?

Evite ficar parado. Caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador;

Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas;

Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranquila;

Mantenha o peso saudável. Procure o profissional de saúde e peça orientação quanto a sua alimentação. Diminua o sal da comida. Compareça às consultas regularmente. Não abandone o tratamento. Tome a medicação conforme a orientação médica.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Artigos
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.