Saiba mais sobre a diabetes, doença que atinge sete milhões de brasileiros - Diabetes, Vida e Comunidade

Saiba mais sobre a diabetes, doença que atinge sete milhões de brasileiros

03/05/2010 - R7


O diabetes é uma das doenças crônicas que mais atingem os brasileiros, chegando a 3,6% da população em geral. De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões.

A doença é dividida em dois grupos: o diabetes tipo 1 e o de tipo 2.

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 representa cerca de 10% dos diabéticos, acometendo sobretudo crianças, adolescentes e adultos jovens, com uma baixa influência do fator hereditário.

Segundo os endocrinologistas João César Soares, da Unifesp, e Marcos de Paula Castro, esse tipo de diabetes começa de maneira abrupta com perda de peso, aumento da ingestão de liquido e aumento da urina.

Esse tipo de doença destrói as células produtoras de insulinas do pâncreas. Sem insulina, a glicose não chega até as células, que precisam dela para transformá-la em energia.

O tratamento desses pacientes se faz por meio do controle do nível de glicose no sangue e com a reposição da insulina no organismo. De acordo com Castro e Soares, os diabéticos do tipo 1 aplicam de duas a três vezes por dia a insulina no sangue, geralmente utilizando a insulina humana (NPH).

O farmacêutico Marcos Vinicius Barbaro Spatari, de 24 anos, descobriu há oito anos que ele é portador da doença. Barbaro conta que levou seis meses para se acostumar a nova vida.

- Hoje em dia eu consigo conviver muito bem com a doença, mas no começo foi difícil. Tive que mudar muita coisa e evitar as extravagâncias.

Os exageros apontados por Spatari referem-se à readequação alimentar que os diabéticos precisam enfrentar. Segundo os endocrinologistas consultados, ambos tipos de diabetes não devem consumir açúcar nem carboidratos em excesso.

- É indicado o consumo de alimentos integrais e ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas, pois melhora o padrão glicêmico. E é contraindicado o consumo de álcool.

Diabetes tipo 2 

O diabetes tipo 2 atinge cerca de 90% dos portadores da doença, sobretudo adultos acima de 30 anos, com grande influência hereditária.

De acordo com Castro e Soares, ela se inicia de maneira silenciosa, provocando uma demora no diagnóstico de até 8 anos. Além disso, esse tipo de diabetes tem forte relação com outras doenças, como obesidade, hipertensão, alteração do colesterol e sedentarismo.

- Essa é uma doença metabólica: o organismo tem uma resistência à ação da insulina no corpo. O pâncreas produz e secreta a insulina, só que a insulina não atua de forma adequada.

O tratamento dos diabéticos tipo 2 é feito à base de medicamentos hipoglicemiantes, que diminuem a resistência do organismo à ação da insulina, além de estimular o pâncreas a produzir mais insulina.

No entanto, com a evolução da doença, esse paciente também terá que fazer o controle do nível de glicemia e a reposição da insulina, assim como o paciente do tipo 1.

- A evolução da doença e suas complicações variam de paciente para paciente, desde a forma de manifestação ate o próprio controle e tratamento adequado.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Bel.
    04/05/2010 - 14:21

    boa tarde...
    agradeço pelas mensagens e pelas reportagens...

    Não sou diabetica não....
    mas gostaria de saber de banana prata faz mal para diabéticos ????
    o diabetico pode tomar refrigerantes zero ???

  • Mariana Bruxinha
    13/05/2010 - 19:23

    Esse site me ajudou com a colinha do meu trabalho de Ciências, se meu professor estiver lendo isso, é mentira não me ajudou não !

    Beeijoos, continuem com o site!

  • Muriçoca
    13/05/2010 - 19:25

    Esse site é explosivo de idiotices valeu? seus otário?}
    beijoon

  • Jussara
    22/06/2010 - 18:29

    O site foi muito interessante pra mim, com certeza vou continuar adquirindo informações através dele.

  • jose123
    29/05/2012 - 20:07

    eu eu muito doente vc tem augiumas coisas para mim da?

  • andressa
    03/10/2012 - 16:14

    esse site e'bom........

  • laleska
    03/10/2012 - 16:15

    esse satié muito bom...serio q eu botei isso


  • alanna
    23/04/2013 - 19:52

    é muitooo bom esse cite

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.