Lei de Sidlei previne “pé diabético” - Diabetes, Vida e Comunidade

Lei de Sidlei previne “pé diabético”

04/05/2010 - Exportiva


O presidente da Câmara Municipal de Dourados, vereador Sidlei Alves (DEM) apresentou projeto de lei que cria, no âmbito do município, o "Programa de Atendimento por Podólogos" na rede pública de saúde. A meta é oferecer tratamento adequado ao "pé diabético", um problema que tem aumentado o índice de amputações em Dourados devido, sobretudo, à falta de cuidados com os pés. "Nossa cidade tem um número acentuado de pacientes diabéticos e o pé diabético é uma grave complicação da diabetes mellitus que pode mutilar o paciente, causar incapacidade temporal ou definitiva e tornar-se em uma evolução prolongada representando um alto custo de tratamento para a própria prefeitura", afirma Sidlei.

O presidente da Câmara explica que ao adotar o programa de podologia na rede pública, a prefeitura trataria os vários fatores que influenciam nas lesões. "Os podólogos podem juntar esforços na forma de prestar assistência primaria e clínica, para que se adquira, antes de mais, a capacidade de definir um pé de risco, assim como também a aplicação de tratamentos ortopodológicos", salienta.

Segundo informações do cirurgião vascular Marcos Ricardo de Figueiredo, são realizadas em Dourados de quatro a cinco amputações por mês de partes do corpo de pessoas portadores de diabetes, sendo que um dos principais problemas enfrentados é o chamado "pé diabético" sendo que o município também atende a demanda da Grande Dourado. "Falta profissional capacitado nos postos de saúde para fazer orientações sobre controle de glicemia, sobre a higiene para os pés, cuidados com as lesões, entre outras ações.

Tudo isso seria de extrema importância para coibir o aumento desses números", afirma. Figueiredo ainda revela que a falta de informação faz com que os casos de amputações sejam irreversíveis, pois quando o paciente procura um especialista o estado já é crítico. Para Sidlei Alves o diabetes é um problema grave.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • leandro
    31/10/2011 - 16:25

    Olá sou podologo,penso que o atendimento podologico,deveria ser colocado em UBS,mas também para toda a população independente de qualquer doença de base,...Obrigado.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.