“Movimenta Propriá” tem lançamento em clima festivo - Diabetes, Vida e Comunidade

“Movimenta Propriá” tem lançamento em clima festivo

23/10/2010 - Plenário


Uma caminhada abriu os trabalhos do projeto “Movimenta Propriá” lançado na manhã desta sexta-feira, (22), a clientela do programa HIPERDIA que atende diabéticos e hipertensos do Programa de Saúde da Família (PSF) iniciaram o dia com alongamentos, caminhada, exercícios físicos e em seguida foram para as avaliações clínicas com medição da taxa de glicose e aferição da pressão arterial.

A usuária Carmélia Rodrigues Nascimento, cadastrada no HIPERDIA da unidade de saúde Violeta Gusmão, disse que a iniciativa da secretaria de saúde foi maravilhosa. “Nós já somos muito bem servidos de remédios e da atenção dos profissionais. Agora essas atividades físicas vão fazer a gente ter muito mais disposição para encarar o dia a dia e nos disciplinar mais com a alimentação. Eu adorei tudo, cheguei aqui com algumas dores musculares e depois do alongamento correto e a complementação dos exercícios elas praticamente diminuíram. A Prefeitura está de parabéns com esse projeto.

De acordo com a enfermeira sanitária e coordenadora de Vigilância à Saúde do município, Mércia Feitosa, o público-alvo nesse primeiro momento são os usuários de duas unidades de saúde Violeta Gusmão e Ciro Tavares, para que seja analisada a aceitação dos usuários. “Posteriormente estaremos ampliando para todas as unidades de saúde da família do município e direcionando também para várias faixas de idade. Hoje nesse lançamento já percebemos que os usuários ficaram muito satisfeitos e se empenharam ao máximo para obter os resultados desejados por cada um deles e viver com mais qualidade de vida, que é esse realmente o foco principal desse projeto”, destacou Mércia.

Segundo a coordenadora, a ideia a partir de agora é contratar um nutricionista para fazer o acompanhamento rigoroso da alimentação dessas pessoas, para que, junto com as atividades físicas, os resultados possam ser ainda mais satisfatórios.

A primeira-dama do município Tina Cabral, que também participou do lançamento do programa destacou a importância do projeto, não somente nas atividades físicas, como também a socialização que esses encontros vão proporcionar aos usuários, que, com o tempo poderão uns ajudar os outros, melhorando o convívio entre si e se estimulado cada vez mais, para que não interrompam a frequência das atividades.

O secretário municipal da saúde João Fernandes de Britto disse que o município não medirá esforços para dar continuidade a esse projeto que se inicia com perspectivas de grande êxito, devido ao engajamento dos profissionais da saúde e principalmente da vontade que os usuários demonstraram nesse primeiro encontro. “Tudo isso só está sendo possível devido a uma parceria com o governo federal através do Ministério da Saúde, que aprovou o nosso projeto e enviou uma grande parte dos recursos. A outra parte foi a nossa contrapartida, porém o mais importante é ver os nossos munícipes tendo mais atenção, sendo observados mais de perto porque é esse o nosso objetivo, dar mais dignidade e qualidade de vida ao nosso povo”, destacou o secretário.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.