Aprenda a montar um cardápio nutritivo e equilibrado - Diabetes, Vida e Comunidade

Aprenda a montar um cardápio nutritivo e equilibrado

01/12/2010 - Saude Plena


Consumir açúcar em excesso pode causar obesidade e, até mesmo, diabetes. Quando o sal é o exagero da lista de problemas, a pessoa pode sofrer com a pressão alta. A questão é: como evitar esses dois males tão comuns na alimentação? Veja então como montar uma pirâmide alimentar com quatro andares, desenvolvida pela nutricionista Renata Rodrigues:

1º) Carboidratos: alimentos energéticos ricos em carboidratos – cereais, pães, raízes e tubérculos;

2º) Hortaliças e frutas – alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Eles hidratam a pele, ajudam o organismo a se desintoxicar;

3º) Leite e carnes: alimentos ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Não é correto substituir a carne pelo leite, nem por ovo. Mesmo estando no mesmo degrau da pirâmide. O leite não tem ferro. Muita gente não gosta ou tem restrições;

4º) Óleos, gorduras, açúcares.

Mulheres

De tanto desempenhar várias funções, as mulheres precisam de muita disposição. Por isso, manter um cardápio equilibrado e recheado de alimentos que dão energia extra e muita saúde é fundamental.

Você já deve saber que seu cardápio deve conter cereais integrais, frutas e verduras. A nutricionista Larissa Cohen, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, dá dicas para quem evita cereais integrais:

- Massas e arroz podem ser consumidos de forma alternada: um dia pode ser integral e no outro podem ser comuns (farinha refinada). A nutricionista conta que o excesso de fibras pode ser prejudicial, pois atrapalha a absorção de ferro, principalmente em mulheres na idade fértil. Por isso é bom alterná-los;
 
- Se uma mulher com tendência a anemia comer todos os dias arroz integral com feijão, pode ser que a absorção do ferro do feijão fique reduzida. Já para quem não gosta da soja, alimento que fornece inúmeros benefícios, há uma saída: algumas leguminosas podem substituir os valores nutricionais da soja, como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Maria Antonia
    14/09/2012 - 14:22

    Boa Tarde!
    Sou diabética , 68 anos e ultimamente tem me aparecido uns furúnculos debaixo das axilas, sinto irritações nas partes genitais e minha alimentação é basicamente arroz, bastante banana, carne, mingau de aveia com leite desnatado. Sei que minha alimentação não é muito variada pois tenho medo de me alimentar de forma diversificada pois, tomo muito remédio para o fígado - boldo.
    Estou desorientada já procurei médicos, solicito de ajuda preciso de um cardápio saudável que eu não venha ter problemas sinto-me indisposta e frágil, solicito ajuda de especialista em nutrição para diabéticos.
    Envie-me o quanto antes o cardápio e se possível seu e-mail, face gosto de conversar on line.
    Obrigada
    Maria Antonia

  • Claudia
    17/03/2013 - 03:59

    descobri apouco tempo q sou diabetica e gostaria de receber uma dieta de alimentos saudaveis pra nao subir o diabete por favor desde o cafe da manha ate o jantar desdeja obrigado

  • l.madalena
    30/04/2013 - 19:52

    gostaria de receber dieta para diabetesgosto muito das suas orientaçoes .

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.