Médico explica como obesidade levou cantor do Fat Family à morte - Diabetes, Vida e Comunidade

Médico explica como obesidade levou cantor do Fat Family à morte

06/02/2011 - R7


Um dos irmãos cantores da banda Fat Family morreu esta semana aos 46 anos. Sidney Cipriano sofreu um AVC (acidente vascular cerebral), que o deixou 27 dias em coma. Ele era hipertenso, diabético e pesava 140 kg.

O ritmo inspirado no blues americano, a composição das vozes e o tipo físico dos cantores fizeram da Fat Family um dos maiores sucessos do Brasil no final dos anos 90. Mas o excesso de peso, que contribuiu para a fama, também trouxe problemas.

Dos nove irmãos da família, cinco tiveram que fazer cirurgia de redução do estômago. Os irmãos lembram que Sidney não era muito disciplinado com a saúde.

- Nós não sabemos o dia a dia dele, já que ele saiu do grupo há cinco anos. Mas, das vezes em que ele ia em casa, se a comida já estava pronta ele colocava sal. Se o suco já estava pronto ele colocava açúcar e adoçante.

O endocrinologista Marcio Mancini, que coordena o núcleo de obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que um indivíduo com peso adequado, que controla fatores de risco e mantém controladas a pressão e a glicose, não tem acúmulo de colesterol e gordura na parede arterial. O mesmo não ocorre com uma pessoa obesa, que, assim, pode sofrer um infarto ou até um AVC.

- Um indivíduo com obesidade, principalmente quando presentes esses fatores de risco, ele já tem uma tendência maior de acumular, de uma forma simplista, colesterol e gordura na parede arterial. À medida que isso acontece, a passagem do sangue vai diminuindo e pode atingir um estágio crítico em que ocorre um acidente vascular cerebral.

Mesmo os obesos que já perderam peso precisam ter cuidado, diz o médico.

- Corre o risco por causa das décadas em que o seu organismo ficou exposto aos males que a obesidade causa.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • josé gomes
    18/02/2011 - 21:46

    minha dúvida é: a noite faço as vezes uma dieta equilibrada na ingestão dos alimentos ricos em açucar, ai percebo que a minha glicemia fica muito lenta e as vezes quando ela chega a 110 ou até 120, dai ela cmeça subir sem ingerir nenhum tipo de alimento, gostaria de saber o porquer, será que é o que chamamos sindróme da madrugada, ou é sinal de diabetes, outra pergunta qual o nivel de glicemia que pode ser considerado pré-diabético? pode alguém ser pré-diabético sem nunca evoluir para o diabético? ou todo pré evolui para o diabético?

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.