Diabéticos e hipertensos terão medicamentos gratuitos no Piauí - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabéticos e hipertensos terão medicamentos gratuitos no Piauí

14/02/2011 - Vermelho


Pacientes com diabetes e hipertensão já podem receber gratuitamente os remédios na rede de farmácias credenciadas no Programa Saúde não tem preço, do Governo Federal. Ao todo, são 6 remédios para hipertensão e 11 para diabetes. No Piauí, 31 farmácias da rede privada aderiram ao programa. A rede conveniada terá um selo da farmácia popular indicando a distribuição gratuita dos remédios cadastrados.

Qualquer pessoa pode retirar o remédio em uma das farmácias conveniadas, para isso é necessário que ela apresente ao farmacêutico um documento de identidade com foto e o CPF. O paciente que não puder ir pessoalmente buscar o medicamento pode fazer uma procuração para que outra pessoa pegue o medicamento na drogaria conveniada.
 
Os medicamentos representam o item de maior peso no bolso das famílias carentes no Brasil. Uma família que ganha até dois salários mínimos gasta, em média, 12% da renda com remédios, enquanto as famílias com maior poder aquisitivo gastam 1,7% com medicamentos. Para a diretora das Farmácias Populares do Estado, Natália Takeuchi, o número de farmácias cadastradas no Programa Saúde não tem preço aumentou consideravelmente nos últimos dias no Piauí.
 
“As farmácias têm até esta segunda-feira (14) para aderir ao programa, são 17 medicamentos de extrema importância para quem sofre com essas doenças. O programa vai acontecer através da rede privada, elas são cadastradas no site do Ministério da Saúde, todas receberão a identificação do Programa. A distribuição gratuita desses remédios representa um salto na qualidade de vida de milhares de piauienses que muitas vezes estouram o orçamento familiar para adquirir esses medicamentos”, destacou Natália Takeuchi.
 
No Piauí, o número de hipertensos equivale a 19,8% da população. Já em relação a diabetes dados fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) mostram que no Piauí prevalece a doença do tipo Melittus que acomete 4,9% da população acima de 18 anos.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.