Maceió: Farmácia do B.Bentes disponibiliza medicamentos gratuitos - Diabetes, Vida e Comunidade

Maceió: Farmácia do B.Bentes disponibiliza medicamentos gratuitos

14/02/2011 - Alagoas 24 Horas


Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde, a unidade da Farmácia Popular do Brasil localizada no Benedito Bentes, inicia, nesta terça-feira (15), a distribuição gratuita de remédios utilizados no tratamento de diabetes e hipertensão, atendendo assim à determinação da presidenta Dilma Roussef, de ampliar ainda mais o acesso da população a esses medicamentos. Além da unidade do Benedito Bentes, todas as farmácias e drogarias conveniadas à rede “Aqui Tem Farmácia Popular” passarão a oferecer o benefício.

Lançada pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 184, de 03/02/11, a iniciativa – que inaugura as ações do Programa “Saúde Não Tem Preço” – sofreu um pequeno atraso para ser colocado em prática por conta da necessária adaptação dos sistemas de vendas das farmácias e drogarias conveniadas, que antes do Programa, já comercializavam os medicamentos com preços até 90% menores em relação à concorrência.

“A partir de agora, qualquer paciente, oriundo da rede pública ou privada, poderá fazer a retirada desses medicamentos sem pagar nada. A única exigência será a apresentação de CPF, de um outro documento com foto e do receituário médico, esta exigida, principalmente, para evitar a automedicação”, ressalta o coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS, Eli Carlos Machado.

Os estabelecimentos credenciados ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular disponibilizarão os seguintes princípios ativos: Atenolol 25mg, Captopril 25mg, Enalapril 10mg e 20mg, Furosemida 40mg, Glibencamida 5mg, Hidroclorotiazida 25mg, Metformina 50mg e 850mg, Metildopa 250mg e 500mg, Nifedipino 20mg, Propanolol 40mg e Verapamil 80mg. A relação dos nomes (comerciais) dos medicamentos será informada nos próprios estabelecimentos em que o paciente for fazer a retirada gratuita do medicamento.

O Ministério da Saúde estabeleceu ainda as orientações de padronização do atendimento ao usuário do Programa. Com relação ao receituário, foi determinado que o prazo de validade será de 120 dias a partir da data de sua emissão, podendo o paciente retirar o quantitativo suficiente para 30 dias de tratamento mensalmente, durante 4 meses consecutivos, reapresentando a mesma receita. No caso de receituários de dentistas, o prazo de validade é o mesmo, mas a receita só poderá ser utilizada uma única vez, para a retirada do quantitativo suficiente para 30 dias. Receituários de médicos veterinários e enfermeiros não poderão ser dispensados pelo Programa.

As doenças – No Brasil, a hipertensão arterial é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Destes, 80% - ou, aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, 6 milhões (80% do total) recebem assistência do SUS.

O aumento da prevalência de hipertensão, diabetes e obesidade – também conhecidas como “epidemia do século” - é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados à má alimentação, falta de atividade física e ao estresse. O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças. Fatores genéticos devem ser considerados.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.