Desfrute dos benefícios dos alimentos roxos - Diabetes, Vida e Comunidade

Desfrute dos benefícios dos alimentos roxos

14/03/2011 - Bondenews


Os vegetais e frutas roxos têm recebido destaque graças a descobertas recentes que evidenciaram as propriedades nutricionais dos pigmentos que lhe conferem a cor. Este pigmentos, pertencentes ao grupo dos flavonóides, são chamados antocianidinas e exercem diversas funções bioquímicas no organismo. De um modo geral, as antocianidinas podem ajudar na prevenção de doenças como câncer, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares.

Nas plantas, a função desses pigmentos é proteger contra a luz ultravioleta e de possíveis invasores. No organismo humano, esta função é revertida a favor das células e tecidos.

Os alimentos roxos também possuem antioxidantes, que evitam que os radicais livres agridam as células. Na prática, isso significa cabelos, pele, unhas mais bonitos e mais disposição e vitalidade.

Nos últimos anos, o interesse por esses pigmentos se intensificou uma vez que pesquisas têm demonstrado que as antocianidinas são compostos bioativos e que, entre os vários outros efeitos fisiológicos, possuem capacidade antioxidante e propriedade antiinflamatória, promovem vaso-dilatação, atuam na prevenção da hiperglicemia, estimulam a secreção de insulina, melhoram a adaptação da visão noturna e previnem a fadiga visual.

Recentemente pesquisadores constataram o efeito inibitório destes pigmentos na proliferação de células humanas cancerígenas, originadas em diferentes partes do corpo: estômago, cólon, mama, pulmão e sistema nervoso central.

Podemos encontrar as antocianidinas nos vegetais roxos como a cebola, repolho, berinjela e nas frutas como açaí, uva, ameixa, mirtilo, cereja, jabuticaba e pitanga.

Para aproveitar melhor estes alimentos o ideal é consumi-los na safra, frescos ou congelados na forma de polpa. O preparo é bastante variado, podendo ser usado ao natural, no preparo de sucos ou misturados a outros vegetais em saladas.

As antocianidinas perdem muito de seu efeito na presença de luz e calor, por isso os alimentos roxos ser consumidos crus e logo após o preparo. O congelamento parece não afetar sua ação
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2017
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.