Bexiga Neurogênica e Impotência

5/6/2002 - DiabeteNet


ENTREVISTA COM DR. ANTÔNIO OTERO GIL
UROLOGISTA, DOUTORADO PELA USP-SP
CIRURGIÃO DE TRANSPLANTE RENAL E TRANSPLANTE DUPLO
ATUALMENTE PARTICIPA DO PROGRAMA DE TRANSPLANTE DE
PÂNCREAS/RIM DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN – SÃO PAULO


O QUE É BEXIGA NEUROGÊNICA?

Bexiga neurogênica é uma denominação muito ampla e pode ser causada por vários motivos.
O importante é ter sempre em mente que o trato urinário tem 3 unidades. Uma unidade produtora de urina que são os rins; uma armazenadora de urina que é a bexiga e outra de expulsão que é o complexo uretro-vesical. O bom funcionamento do aparelho urinário depende da integração destes três sistemas.
Tudo tem que funcionar em função do rim para que ele não sofra. Este não pode ter pressão para produzir urina, enquanto que a bexiga deve ter uma boa capacidade de armazenamento com baixa pressão e uma boa expulsão sem pressão elevada. Precisa ter sincronismo entre a uretra e a bexiga.
Bexiga neurogênica significa qualquer tipo de bexiga onde exista uma alteração nessa capacidade de armazenamento e expulsão, seja de origem neurológica ou até algumas bexigas neurogênicas não neurogênicas que são quadros mais específicos. Bexiga neurogênica pode ser causada por deteriorização dos nervos periféricos, por trauma raqui-medular ( paraplegia ou tetraplegia ), por uma AVC ( acidente vascular cerebral ) ou mesmo pelo diabetes. O diabetes não é só o aumento de açúcar no sangue ou a falta de insulina. O diabetes acaba causando uma neuropatia periférica e uma microangiopatia periférica. No caso da bexiga existe uma perda da capacidade de reconhecimento pelo próprio paciente de perceber que a bexiga está enchendo e uma perda da capacidade de expulsão da bexiga, ou seja, a perda da sensibilidade e da contratividade.


SINTOMAS

No caso do paciente diabético ele tem a capacidade da bexiga aumentada, uma sensibilidade diminuída e um resíduo vesical elevado. Isso ocorre devido a uma diminuição da sensibilidade vesical por causa da lesão do nervo periférico e uma diminuição da capacidade contrátil da bexiga, também pela diminuição dessa sensibilidade e pela troca da musculatura por fibrose do tecido. O paciente tem aumento do intervalo miccional, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, jato urinário fraco, sensação de replecção vesical o tempo todo e muitas vezes infecção urinária de repetição, pois o diabetes acaba causando uma diminuição da imunidade do paciente, grande parte tem resíduo urinário elevado, tendo infecção em virtude disso.


BEXIGA NEUROGÊNICA ASSIMTOMÁTICA

No início a bexiga neurogênica pode ser assintomática, pois todo mundo tem uma reserva orgânica muito grande. Até as lesões neurológicas que o paciente apresenta se tornarem clinicamente relevantes, demanda um longo tempo. No início o resíduo é zero, depois é 20, 50, 100 ml até o paciente perceber que está com infecção.


BEXIGA NEUROGÊNICA/PROBLEMAS NA PRÓSTRATA

A bexiga neurogênica afeta ambos os sexos e no homem pode ser confundida com problemas na próstata. O paciente que tem prostatismo que pode ser dividido em obstrutivo ou irritativo, o crescimento prostático e a obstrução que ele causa pode fazer com que o paciente tenha dificuldade miccional, jato fraco, resíduo elevado, sintomas irritavos vesicais. Alguns pacientes prostáticos apresentam sintomas que alguns médicos tendem a encarar como prostatismo e não é, na verdade é um paciente diabético que tem problema vesical e está simulando prostatismo, e o tratamento é totalmente diferente.


DIAGNÓSTICO DA BEXIGA NEUROGÊNICA

O diagnóstico tem que ser feito com base na história do paciente, algum sintoma que leve a acreditar que tenha bexiga neurogênica, alguma doença que predisponha a ele, um quadro neurológico ou vascular, algo que possa levar o paciente a ter essa doença. O diagnóstico é feito com base no exame físico, muitas vezes no exame neurológico consegue-se saber se o paciente tem algum déficit neurológico periférico e través dos exames radiológicos, como ultrassom, uretrocistografia.
O exame mais importante para ver o padrão funcional da bexiga é o urodinâmico que nos dá a avaliação da capacidade de armazenamento e a pressão da bexiga, ou seja, como expulsa a urina. A bexiga neurogênica não tratada tende a evoluir para uma infecção urinária, sendo tratada de forma adequada pode cursar com bacteriúria, que significa não infecção urinária mas a presença da bactéria sem causar lesão ou pacientes livres de infecção totalmente.
O mais importante é fazer o diagnóstico acertado e dar o tratamento adequado para cada tipo de alteração funcional que aquele trato urinário apresentar.



INFECÇÕES URINÁRIAS / RIM

As infecções urinárias decorrentes da bexiga neurogênica não tratada podem afetar os rins, pois o paciente diabético com bexiga neurogênica que tem um deficiência grave de sensibilidade com contratividade bastante baixa, uma retenção urinária com resíduo miccional de mais de 1000ml que chama-se de “bexigona” é um tipo de paciente que tem uma pressão elevada dentro da bexiga que impede uma filtração renal normal. Isso faz com que os rins dilatem gerando um quadro de obstrução urinária com hiper pressão nos rins causando perda funcional ou mesmo infecção urinária que atrapalha o fluxo normal de urina e afeta os rins causando aumento da creatinina e queda do clearence de creatinina.


TRATAMENTO DA BEXIGA NEUROGÊNICA

No caso do diabético, em alguns medicamentos que tentam ajudar a contração vesical, nenhum deles provou ser efetivo em estudos científicos sérios. Em outros tipos de bexiga neurogênica como hiperativa ou com pressão elevada existem vários medicamentos que conseguem tratar e minimizar os efeitos deletérios da bexiga. Cada caso precisa ser estudado e a urodinâmica é fundamental para esse estudo, para determinar qual é o problema funcional e o melhor tratamento. O tratamento pode ser desde medicação até o cateterismo intermitente ( uso de sonda de alívio) que é realizado por grande parte dos diabéticos e tratamento cirúrgico, raramente usado para os diabéticos, mas muitas vezes para pacientes que tenham uma bexiga contraída, com menor capacidade, que não responde a medicação. Isso só será determinado com a avaliação evolutiva do paciente e dos exames que ele apresentar.



BEXIGA NEUROGÊNICA APÓS O TRANSPLANTE
COMPORTAMENTO DA BEXIGA NEUROGÊNICA EM PACIENTES TRANSPLANTADOS RENAIS, DUPLO OU PANCRÊAS ISOLADO

O paciente diabético juvenil sabe-se que aproximadamente metade deles vai apresentar algum tipo de lesão orgânica por causa do diabete, ou retinopatia, neuropatia ou nefroparia. Os pacientes diabéticos evoluem muito mal em diálise, então precisam ser transplantados rapidamente. A medicação para o transplante renal, com uso de corticóide, piora a diabete, e pode piorar a neuropatia e os problemas da diabete que ele apresenta. O transplante duplo ( pâncreas/rim ) tende a minimizar este fato tratando o diabetes cirurgicamente, normalizando os níveis de hemoglobina glicosilada e de glicemia, minimizando os efeitos diletérios que a própria imunossuupressão pode causar. A literatura médica diz que uma das grandes vantagens do transplante duplo ou mesmo isolado de pâncreas é a melhora da neuropatia . Vale muito a pena transplantar o paciente porque a melhora da neuropatia é significativa inclusive para a hipotensão postural, gastroparesia e bexiga neurogênica, mas tudo também depende do grau de lesão que esse paciente tem. Mais pacientes que não apresentam lesões muito graves conseguem melhorar bastante ou estabilizar as complicações.




A IMPOTÊNCIA EM DIABÉTICOS

A disfunção erétil ( impotência ) vai aumentando progressivamente com a idade. A maior causa de quadro de disfunção erétil é psicogênica, depois disso pode ter causas vasculares neurológicas, problemas hormonais que vão prejudicar a potência do paciente. O paciente diabético tem uma causa vascular e neurológica porque tem uma perda da enervação periférica e também uma alteração vascular na microvasculatura que faz com que perca a potência também. No diabético juvenil isso aumenta com a idade, grande parte com menos de 40 anos não tem problema de impotência. Sabe-se também que apesar de existir um substrato orgânico que é a neuropatia e a vasculopatia no diabético grande parte ainda tem uma impotência psicogênica só pelo fato de saber que é diabético e tem chance de ficar impotente por causa disso. Isso precisa ser bem trabalhado com o paciente. Não são todos os pacientes diabéticos juvenis que vão ter impotência orgânica, mas pacientes que tem neuropatia diabética tem uma incidência maior de disfunção erétil. È raro o paciente que não tem nenhuma forma de neuropatia ou vasculopatia ter impotência orgânica. Esses pacientes talvez tenham impotência psicogênica com mais freqüência. Por isso é importante saber identificar a causa da impotência.


IMPOTÊNCIA EM DIABÉTICOS SEM COMPLICAÇÕES

Alterações nos níveis glicêmicos esporádicas hipo ou hiperglicemia em diabéticos sem complicações não causa impotência temporária se esses pacientes apresentarem esse quadro provavelmente se trata de impotência psicogênica.


REVERSÃO DA IMPOTÊNCIA

Atualmente o tratamento evoluiu bastante, consegue-se tratar com medicação oral grande parte dos pacientes, principalmente aqueles com lesões vasculares ou neurológicas de menor importância. Não existe uma reversão do quadro já estabelecido da maneira como as pessoas pensam, mas existe uma parada no processo destrutivo orgânico que pode haver com o transplante ou um melhor tratamento clínico do diabetes juvenil e existe uma compensação que consegue-se fazer através de medicamentos orais ou auto-injeção e em casos mais graves o uso de prótese peniana.


TRATAMENTOS DISPONÍVEIS PARA IMPOTÊNCIA

São utilizados psicoterapia, medicação oral auto-injeção, aparelhos de sucção e também o uso de prótese. A escolha do tratamento depende do aporte cultural de cada paciente.
Atualmente a base do tratamento é a psicoterapia em grande parte dos pacientes a utilização de medicação oral para um bom número deles e para um menor número onde há indicação o uso de prótese, o tipo de prótese vai depender de uma série de fatores.





MEDICAÇÃO ORAL / PROBLEMAS PSICOLÓGICOS


O uso de medicação oral associado a psicoterapia até pode ser utilizado para ajudar o paciente a sair daquele período mais agudo de disfunção eretil, perda da auto-estima, da confiança em casos de impotência psicogênica.


PRÓTESE PENIANA / INFECÇÃO – REJEIÇÃO

O uso de qualquer tipo de prótese pode causar infecção.
Rejeição atualmente é muito difícil, a maior parte das próteses é feita com material inerte, quase nenhum paciente apresenta rejeição. É preciso ver a indicação da colocação da prótese, a escolha do tipo, o tamanho da prótese, a escolha do tipo, o tamanho da prótese para cada paciente quando vai ser colocada, o que o paciente espera da cirurgia. É necessário explicar ao paciente o que vai acontecer, como vai ser sua vida com aquela prótese.
Muitas vezes alguns pacientes criam fantasias enormes a respeito do assunto. O grande problema é infecção especialmente especialmente no diabético que tem baixa resistência. Mas atualmente com as técnicas cirúrgicas utilizadas, antiobióticoterapia, e os centros cirúrgicos mais modernos, é um quadro muitas vezes minimizado, porém existe. Existe infecção de prótese, ruptura de corpo cavernoso, plenamente evitado se forem seguidos alguns padrões.


INFERTILIDADE EM DIABÉTICOS

O diabético pode apresentar uma queda de fertilidade por vários motivos: uma ejaculação retógrada, uma fibrose do colo vesical mais infecção prostática, infecção urinária isso pode causar uma diminuição da vitalidade do número de espermatózoides, as infecções acabam alterando o esperma nesse quadro o diabético pode apresentar uma queda de fertilidade maior em relação à população.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Veja mais Entrevistas:

Comentários sobre este conteúdo

  • Daniel Marinho
    29/10/2008 - 20:05

    Boa noite,
    Minha namorada tem Bexiga Neurogênica e diabetes, desde os seus 6 anos, hoje ele tem 20.
    Ela usa à sonda todos os dias.
    Gostaria de saber se o senhor tem a cura para Bexiga Neurogênica.
    Ela tem o convênio com a SABES PREV e UNIMED,
    vocês aceitão ?.
    Nós moramos aqui em Taubaté-SP. Iremos até aí se o senhor falar que consegue melhorar a vida dela.
    Ficarei muito grato me respondendo.
    Obrigado


  • Leandro
    2/11/2008 - 15:21

    Meu nome é Leandro , sou diabetico m. , tenho essa infermidade a 6 anos , por falta de informação e não aceitar a doença sou impotente a 3 anos , não tenho ereção , sou casado minha esposa é linda maravilhosa , ela não que desistir de mim pela doença , mais eu não quero ser egoista a ponto de segurar uma pessoa ao meu lado sadia ... resumindo o site é muito informativo , só queria que os meios de informção focen mais claro em relação a impotencia mascolina em homens devido a diabeti , creio que se isso ficase mais claro com certeza teriamos meno impotentes ... vivo um dia apos o outro , um dia mais amargo que o outro

  • OTAVIO VIDARTE
    3/4/2009 - 22:03

    Realizeu uma RTU-P há 10 meses, porém continuo com disfunsão urinária, há noite levanto vária vezes(6 a 8), bexiga não esvazia, uns 5 minutos depois (se não voltar p. cama) urino mais um pouco, parece q tenho a bexiga pequena, as vezes tenho q fazer um esforço p. urinar e normalmente tenho q me concentrar p. urinar. Não tem dado infecção. Agora troquei de cidade e de médico.
    Mas um fato q associo a esse problema é que há 10 anos atrás fiz uma cirurgia de apendice em que a infecção se concentrou em volta da bexiga e o médico comentou após a cirurgia que tinha sido muito cansativo pois ficou quase 3 horas limpando em volta da bexiga. Desde lá já notei alteração na frequencia de urinar a noite. Certamente a hiperplasia prostática agravou essa disfunção que já existia. Tenho 49 anos.
    Agora, o novo médico mandou realizar uma urodinâmica, esse exame eu fiz antes da RTU. Após o exame tive uma infecção que precisou sondar.
    Gostaria de saber as causas prováveis desse sintoma e qual a possib da operação da apendice ter criado uma fibrose na bexiga dificultando o enchimento.

  • Grácia
    1/5/2009 - 14:09

    Boa tarde. Pesquisando sobre bexiga neurogênica, encontrei este site que pareceu-me muito interessante.
    Minha mãe (79 anos) tem esse problema que, devido ao seu inconformismo, acabou atingindo a família toda.
    Ela, no início (há aprox. 9 meses), sofria por não
    conseguir urinar, sendo que os problemas foram se agravando, passando por infecções diversas, hematúria grave, internação hospitalar, e agora, o problema é a perda ininterrupta de urina, que faz com que ela não queira mais sair de casa, além de não conseguir dormir à noite, pois precisa se trocar diversas vezes. Enfim, existe algo que possa fazer com que esse problema seja aliviado? Todos os exames indicam bexiga neurogência, inclusive com espessamento das paredes da bexiga e resíduo urinário, com bactérias e tudo o mais.

  • eliane
    1/11/2009 - 18:46

    bo a tarde...entrei no site p tirar duvidas...fiz radioterapia e cirugia de amputa;ao de reto...tenho 35 anos...desde que fiz a cirugia estou com poblemas na bexiga e dificuldades p urinar,,,o medico colocou em um papel que acabei lendo...neurogenica leve.....estou preocupada vcs podem me esclarecer mais...

  • sirlene
    18/11/2009 - 14:55

    BOA TARDE. ESTVE LENO ESSA REPORTAGEM APOS BUSCA DO TEMA BEXIGA NEUROGEICA E DISFUNÇAO APOS TRAUMA RAQUIMEDULAR E O TRATAMENTO COM CATETERISMO INTERMITENTE, QUE É O ASSUNTO QUE ESTOU DESENVOLVENDO MEU TCC. ADOREI A FORAM CLARA QUE ESS UROLOGISTA FAL DA DISFUNÇAO , POREM GOSTARIA DE SABER SE PODRIA ME ESCLARECER DESSA FORMA SIMPLE E CLARA OS NERVOS QUE SE RELACIONAM COM A BEXIGA, EM ESTADO DE LESAO MEDULAR. LI MUITOS ARTIGOS POREM FALA DE FORMA COMPLICADA A FISIOLOGIA DA MICÇÕ E DA TRANSMISSAO QUE ESSES NERVOS ENVOLVEM, SE PUDEREM ME AJUDA R AGRADEÇO DESDE JA , OBRIGADA

  • Sergio
    28/12/2009 - 16:34

    Ola,
    Minha namorada sofreu uma lesão na base da coluna. Ela fez uma cirurgia e o medico errou e cortou a medula dela. Porém ela anda, mas tem bexiga neurogênica. Ela tem que fazer contraçòes para urinar e defecar. Sempre tem infecçòes urinarias. Agora mesmo saiu de uma infecção monstro e esta com dores muito fortes na bexiga. Há algum remedio que auxilie na contração que ajude a urinar ou defecar?
    Constantemente ela tem disflexia. Desmaia qd esta com forte tensao ou dores.
    O que fazer?

  • graziela da costa
    30/12/2009 - 15:13

    sofro de contracoes faso tratamento mas tenho crises teriveis alguen pode me ajudar

  • cicero
    8/1/2010 - 20:18

    tiver um tumõr na medula,fiz uma urodinamica constador
    q tenho bexica neurogenica,p/ fazer xixi faço massagem na barriga, já tiver duas infecçao urinaria,estava tomando um remedio chamamdo doxasozina, e liberam
    interompi, nao estava havendo melhora,vc indicariam algo p/ o meu poblema mim ajude por favor!!!!!

  • Maria Carolina
    2/2/2010 - 14:10

    tenho bexiga neurogenica, estou com 40 anos, e o canal dos meus rins estao dilatados . preciso saber urgente se a cirurgia pode ser feita pela unimed. moro longe por isso preciso saber antes de ir consultar. me responda com urgencia por favor

  • vania maria s.s. a.
    22/2/2010 - 00:39

    eu tenho uma filha de 15 anos que fez um exame de urodinamica ,que deu algum problema, mas os médicos não me explicaram nada direito passaram pra ela um exame radiológico uretrocisgrafia retrogrado emic..que está marcada para 8/3/2010. estou super anciosa eles colocaram no laudo hipocontratilidade detrusora ?dissinergia vesico-esfincteriana? o residuo dela foi de 240ml está escrito bexiga com capacidade almentada ccm 690 ml complacência aumentada estudo pressão QMAX de 4,51 ml/seg e médio de 2,41ml/seg e pressõ de abertura detrusora de 16cm/h20 com auxilio de prensa abdominal . tentei resumi. a queixa dela é dificuldade para urinar , ardencia . ela sempre teve isso des de pequena fazia exame de cultura e nada dava ,mas agora tem pioradso os sintomas . obrigada pela atenção! me responda por favor .

  • vania maria
    22/2/2010 - 00:44

    pode ser bexiga neurogênica ?

  • francisco assis
    23/2/2010 - 16:16

    Prezado Sr

    tenho diabetes e de um s tempos pra cá tenho notado , as miccções mas lentas e com jato frao.
    num ultrasografia que fiz deu volume elevado (168ml).
    estou impotente não relçao ha 3anos.minha glecemia
    é sempre alta. peso 89 kgs. tenho 61a.Estou preocupado com esse problema da possibilidade da bixiga neurogenica.isso é muiito serio. tem trtamento ||? o que devo fazer?

  • sandro
    16/3/2010 - 11:07

    tive meningomielocele aos 5 anos e a 25 anos faço hemodialise,tenho bexiga neurogenica,sofro muito quando ela esta cheia e mais ainda quando ela esta vazia.ja fiz tudo quanto e de exame e já tomei vários remédios e nenhum nunca servio.

  • Gerson
    18/3/2010 - 11:44

    Tenho um tumor na região sacral (Swanoma) e fiz radioterapia no local e tenho bexiga neurogênica e incontinencia urinária grave. Minhas dúvidas são se a incontinencia foi causada pelo tumor ou pela radioterapia e se no meu caso é reversível com tratamentos ou devo fazer cirurgia para colocar pótese de esfincter.
    Tenho 45 anos.
    Um abraço e obrigado

  • walter
    19/4/2010 - 21:06

    Bom dia Dr.,estou com meu irmão com problemas na bexiga,não conseguindo urinar conseguencia da neuropatia diabetica,hoje ele esta fazendo injeções de xilocaina no orgão masculino e injetando um tubo no canal da uretra para eliminar a urina.Dr. queria saber se existe tratamento melhor e existe cura para este fato?por enquanto obrigado!!!!

  • Cleide
    24/4/2010 - 17:03

    Olá. Achei interessante esta matéria sobre a bexiga neurogênica. Gostaria que tirasse minhas dúvidas afim de me ajudar no que posso fazer. Tenho enurese noturna desde criança, passei muito tempo sem ter problema, mas ultimamente ela voltou com intensidade, já fui em vários médicos, mas nada resolveu, cheguei a fazer terapia.Á dois meses atrás fui no urologista ele pediu um exame de hemodinâmica o resultado foi negativo, ele disse que pode ser um afrouxamento da vagina, minha ginecologista descartou, não tenho problema renal, mas venho sentindo cor nas cadeiras e no cox estou tomando pulkrin, aliviou um pouco a dor, que médico devo procurar, moro em Campo Grande MS

  • luzia savioli nunes
    14/6/2010 - 16:21

    ola estou sofrendo muito com minha bexiga desde de pequena acho que ja naci asim com dor na bexiga tenho muitas enfecçao urinarias ja fiz varios exames tenho tomado antibioticos e continuo tendo enfecçaes,
    os medicos que ja pasei muitos eles não sabem o que fazer comigo so sei que tenho uma bexiga bem grande e que sobra bastante residol urinario minha urina não sai tudo ja tentei a sondinha de alivio mais não adiantou nada estou sofrendo muito por favor me ajudem quero melhorar apesar de eu não ter muitos motivos de alegrias porque tive uma filinha que naceu com a simdrome de prader willi minha princesa viveu vinte e dois anos e vinte e dois dias minha compaheira erra tudo para mim mais sou grata a jesus pude conhecer a pessoa mais especial e linda do mundo e hoje sei que ela esta la no céu com jesus segurando sua mãozinha e eu aqui na terra sofrendo com essa bexiga e minha coluna que que me matar se alguem ler esta estoria me de uma reposta
    obrigada ...luzia.....

  • CECILIA
    28/6/2010 - 09:25

    BOM DIA.MINHA FILHA TEM ENFECÇÃO DE URINA CONSTANTEMENTE DEVIDO AO TAMANHO DA BEXICA QUE É DE 600 ML; PORTANTO NÃO CONSEGUE ELIMINAR TODA A URINA .GOSTARIA DE SABER SE EXISTE SIRURGIA P/ESSE TIPO DE SITUAÇÃO OU SE SOMENTE COM MEDICAMENTOS RESOLVE

  • Emilia
    3/7/2010 - 21:53

    Sou diabética, uso insulina e acabei de fazer uma cirurgia para a retirada do rim e ureter direito.Mais ou menos a 6 anos tenho infecções urina´rias por fungo. Estou me tratando com um infecto mas continuo a sentir ardencia e vontade de urinar aproximadamente de hora em hora ou menos. Não sei se é bexiga neurogenica. Gostaria de esclarecimentos. Obrigada

  • alessandra
    3/8/2010 - 13:45

    Tenho um filho de 10 anos ,igor, ele sofre com este prolema de bexiga neurogenica,tambem tem unsuficiencia renal cronica , esta muito complicado porque ja fez a retirda de um rim e no momento so tem um que nao esta funcionando muito bem,estava pesquisando e a cirurgia é bem complicada,estou sofrendo muito com tudo isso,tive que largar o meu emprego para cuidar dele e minha vida agora é só hospital. gostaria de saber se existe tranplante de bexiga.

  • ivone
    12/8/2010 - 19:25

    descobri que sou portadora de bexiga neurogenica a 9 anos etenho que usar cateter de quatro em quatro horas os medicos me disseram que não tem cura estou com 40 anos sera que as pessoas que tem este problema morre mais cedo?

  • Jacqueline P. Olivei
    25/8/2010 - 19:18

    Tenho esclerose múltipla e por esse motivo tenho bexiga neurogênica, há 16anos. E graças a Deus tenho uma vida normal, trabalho, estudo, faço tudo, não uso nenhum remédio ou sonda, apenas tomo água, nesses 16 anos só tive 2 quadros de infecção urinária.
    Quero com meu relato poder ajudar as pessoas com o mesmo problema, conversem com seu médico se nao sentir-se satisfeito mudem de médico e não se esqueçam de tomar água, esse é o meu remédio.

  • rafael
    11/9/2010 - 20:02

    ola dr quero saber como eu faço pra ficar curado desse bexiga neurogenica eu faça xixi toda hora ja não sei mais oq fazer Dr me diz ia como eu faço pra ficar bom d vez eu ja tomei varios tipos de remedios Dr Retemic ud quado eu comecei a tomar fiquei bom ums dias mais ja estou rium d novo ..

  • leda
    14/9/2010 - 10:13

    meu esposo tem sidrome de guillian Barré e sempre está com infecção urinaria por usar fralda constante a ultima agora ele colocava puz pelo pênis em boa quantidade e teve que ser emternado isso é bexiga neurogenica e tinha muito mal cheiro me responda é contagioso isso tenho filhos menores obrigado

  • Grazi
    26/12/2010 - 16:41

    Boa tarde, gostaria de saber se tenho algum problema nos rins pois urino no máximo cinco vezes ao dia, ouvi falar de bexiga grande e pequena, gostaria que me explicasse melhor sobre este assunto, desde já grata.

  • luiz
    28/12/2010 - 20:20

    BOA NOITE SOU DIABETICO A 10 ANOS E DESCOBRI A 2 MESES QUE TENHO NEUROPATIADIABETICA .
    ESTOU ENJACULANDO PARA DENTRO(BEXIGA) OS MEUS PES JA ESTAO ADORMECIDO ETC

  • Ellen
    15/1/2011 - 16:58

    Nascí com meningomielocele, bexiga neurogênica hipoativa e como consequência faço hemodiálise e passo sonda d alívio 3x ao dia. Para fazer o transplante renal tenho q fazer cirurgia de bexiga. dizem q a única q existe é a neobexiga mas q pode naum haver resultado, entaum qual outra solução poderia haver para chegar ao transplante e sair da hemodiálise?

  • adriene
    23/1/2011 - 14:53

    meu esposo tem diabetes juvenil a 22 anos (hoje c 37 anos)há 5 anos teve problema c ejaculaçao retrograda e por isso n consigo atal sonhada gravidez.este ano vai fazer o transplante de pancreas .sera q depois da cirurgia é possivel ter ejaculaçao normal? Por favor me mande uma resposta.Desde ja agradeço.

  • Alexandra
    4/2/2011 - 20:09

    Tive encefalite aos 36 anos e fiquei com bexiga neurogênica como sequela. Hoje tenho 40 anos, não consegui me curar, tenho infecção de repetição e dores por causa disso. Sou professora de criança e esse fato de ter que correr ou fazer nas calças me causam muitos transtornos. Existe algo que me de amparo legal para me afastar da sala de aula, uma vez que a possibilidade de cura é remota? Muito obrigada.

  • celia regina
    21/3/2011 - 19:11

    meu marido tem 64 anos está ficando impotente e fuma muito o que fazer muito obrigado

  • rosana
    23/4/2011 - 17:26

    GOSTARIA DE SABER QUAL A QUANTIDADE DE URINA RETIDA NA BEXIGA PARA SER CONSIDERADA BEXIGA NEUROGENICA

  • monica
    27/4/2011 - 11:50

    Dr meu marido descobriu que tem diabéte a 3 meses, está com impotência, emagreceu muito e tem muitas dor nas pernas e dormencia (friagem sei lá nos pes ) isso é revercivel ?

  • Edna Meirelles
    2/5/2011 - 11:06

    Tive uma mielite causada pelo sistozoma e fiquei com os movimentos inferiores omprometidos e tb com bexiga neurogência. Faço uso do Liberan, porém o custo é alto para minhas condições. Gostaria que me informassem se existe outro medicamento cuja substancia tenha o cloreto de betanecol, o mesmo do Liberan, pois já procurei em vários sites e nada encontrei. Obrigada.

  • adriene
    15/5/2011 - 15:15

    Quero saber o seguinte o meu esposo é diabetico juvenil (Diabetes Melitus tipo 1) e há um ano fez transplante de rins e agora vai fazer transplante de pancreas. Sera possivel voltar a ter ejaculaçao normal pois tem ejaculaçao retrograda.Mas nao sofre de impotencia ó unico problema é ejaculaçao retrograda,pois queremos filhos.

  • Serafim Rocha
    16/5/2011 - 19:43

    Fiquei com bexiga neurogénica e impotência após cirurgia a fistula dural. O que fazer?

  • Serafim Rocha
    16/5/2011 - 19:43

    Fiquei com bexiga neurogénica e impotência após cirurgia a fistula dural. O que fazer?

  • Jociara Silva
    28/5/2011 - 13:44

    Boa tarde Dr.

    Meu esposo é diabetico há 15 anos hoje ele tem 36 anos faz uso de insulina, não ejacula e é impotente,como sabemos se ele tem azoospermia obstrutiva ou a não obstrutiva pois andei pesquisando e li que a obstrutiva a pessoa pode fazer alguns procedimentos para ter filhhos.

  • telma
    17/6/2011 - 17:47

    sou diabetica a 35 aanos hj tenho 3, sempre sofri de infecçoes urinarias ultimamente, apos dores .ombares, descobri ureteroceles, porem, ando co fortes dores lombares, e estimulo de jordênio positivo, porem, sem infecçoes ou calculos, poderia ser bexiga neurogenica? a minha dor lombar piora muito apos longas horas sem urinas, é cirurgico? vou fazer urodinamica mes q vem...

  • german
    13/8/2011 - 13:31

    boa tarde tenho un filho de 5 anos ele pego miningite aora esta ben so q ten un problema de bexia neurogenica q paso me ayuden por favor ten tratamento doctor eu pregunto

  • correa
    21/9/2011 - 13:53

    sou diabetico estou retendo 17,8% de urina na bexiga ao fazer o ultra son acusou o aumento do volume da prostat e hipertrofia agora depois de tudo isto eu perdi o desejo xesual e a ereção e por causa deste motivos que aconteceui isto?

  • Gel Souza
    26/9/2011 - 16:28

    Diabética, 55 de idade, com bexiga neurogênica recentemente diagnosticada após internação, procuro saber qual o tratamento mais adequado além do cateterismo, se possivel gratis em alguma Clinica ou ONG disponível no Rio de Janeiro pois acarreta infecções frequentes. Obrigada.

  • NEYCARLOS
    1/10/2011 - 00:13

    TENHO 67 ANOS SOU DIABETICO,DESCOBRI COM 44 ANOS,FIZ EXAME DE PROSTA DEU ALTERADA NO SANGHE,FIZ O EXAME DE TOQUE,E FIZ EXAME NO HOSPITAL DA PUC,NO EXAME DA PUCC O RESULTADO FOI BOM E VOU RETORNAR EM JANEIRO DE 2012,MIS SO QUE A DEIS ANOS PERDI A POTENCIA,E MESMO ME MASTURBANDO NÃO SAI MAIS ESPERMA,GOSTARIA DE SABER SE HA TRATAMENTO ,AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  • NEYCARLOS
    1/10/2011 - 00:16

    TENHO 67 ANOS SOU DIABETICO,DESCOBRI COM 44 ANOS,FIZ EXAME DE PROSTA DEU ALTERADA NO SANGHE,FIZ O EXAME DE TOQUE,E FIZ EXAME NO HOSPITAL DA PUC,NO EXAME DA PUCC O RESULTADO FOI BOM E VOU RETORNAR EM JANEIRO DE 2012,MIS SO QUE A DEIS ANOS PERDI A POTENCIA,E MESMO ME MASTURBANDO NÃO SAI MAIS ESPERMA,GOSTARIA DE SABER SE HA TRATAMENTO ,AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  • solange
    18/10/2011 - 12:29

    MINHA MÃE TEM 47 ANOS E SOFRE DE BEXIGA NEUROGÊNICA, NÃO TEM DIABETIS JÁ FEZ O EXAME URODIAMICA 2X E OS MEDICOS NÃO DEU UM DIAGNOSTICO, PARA SABER O QUE ESTA CAUSANDO A DIFICULDADE PARA ESVAZIAR A BEXIGA
    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE TRATAMENTO, ATRAVES DE MEDICAMENTOS OU CIRURGIA.
    OBRIGADA.

  • EDEVANEA
    5/11/2011 - 01:52

    TENHO 27 ANOS, HÁ TRÊS ANOS DESCOBRI QUE TENHO BEXIGA NEUROGENICA SEQUELA DA MIELOMENINGOCELE, JÁ CHEGUEI HÁ FICAR CINCO DIAS SEM FAZER XIXI ISSO ANTES DE DESCOBRIR O PROBLEMA DA BEXIGA, QUANDO IA AO MEDICO CHEGAVA A TIRAR QUASE 2 LITRO DE URINA. AGORA MESMO COM O USO DA SONDA O OUTO CATETERISMO AINDA TENHO DIFICULDADE PARA URINAR, À DIAS QUE MESMO COM A SONDA NÃO CONSIGO FAZER XIXI E POR CONTA DESSAS DIFICULDADES AGORA ESTOU COM HIDRONEFROSE GRAU II, SINTO MUITAS DORES LOMBARES, ABDOMINAIS INCHO MUITO TBM. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE TRANSPLANTE DE BEXIGA OU OUTRO TIPO DE TRATAMENTO MAIS EFICAZ PARA O MEU PROBLEMA, TBM TENHO INFECÇÃO REPETITIVA E RECENTEMENTE ESTIVE INTERNADA PQ A INFECÇÃO ESTA MUITO ALTA E OS MÉDICOS ESTAVAM PREOCUPADOS POR CONTA DOS RINS E ATE MESMO COM UMA POSSÍVEL INFECÇÃO GENERALIZADA. AJUDEM-ME POR FAVOR, DESDE JÁ AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO.

  • Maria Apparecida
    8/11/2011 - 20:05

    Estou pasma com a quantidade de pessoas que como eu têm bexiga neurogênica, Com certeza existe alguma
    substancia desencadeadora da síndrome. Remédios de
    nada adiantam. A fila vai continuar aumentando se nenhum médico com abordagem diferente consiga estabelecer a causa. É muito sofrimento,
    A minha sindrome surgiu depois de um medicamento para porfiria (outra síndrome do inferno). Mas as pessoas jovens e as crianças merecem que algum ser humano faça alguma coisa de fato, Receitar remédios qualquer balconista de farmácia faz.

  • Cleusa de Fátima dos
    24/11/2011 - 20:39

    Dr. minha irmã teve um problema de subcisto intramural na coluna torácica, e, consequentemente compressão medular. Passou por cirurgia para esceresse da lesão, e agora não consegue andar, pois não sente as pernas. Também está desde então com o diagnóstico de bexiga neurogênica, usando cateter de 4 em 4 horas para eliminação da urina desde a cirurgia. No dia 16/11/11 ela fez uma ultrassonografia de todo o sistema urinário e a conclusão no caso da bexiga foi a seguinte: vegetação em parede vesical lateral direita (espessamento focal? lesão expansiva?) O senhor pode me esclarecer o que isso significa, pois estou muito preocupada com o resultado deste exame.

  • Kelvin Dias
    4/12/2011 - 19:32

    Olá Dr., sou Kelvin Dias e possuo Paralisia Cerebral e Bexiga Neurogênica. Faço acompanhamento no hospital Sarah Kubitschek de Fortaleza.
    Comecei a ter uma vida sexualmente ativa agora. Me deparei com um problema que eu ainda não conhecia. Tenho perda de ereção na hora do coito, e as vezes tenho ereção quando não é para eu ter digamos assim. Também demoro muito para ejacular. Isso está afetando meu relacionamento, está me afetando psicologicamente e estou com medo disso.
    Tenho ereção, mas perco as vezes.
    Ejaculo, mas as vezes não.
    Na masturbação também demoro a ejacular, e muito, mas também perco a ereção as vezes.

    Encontrei esse seu texto e acho que você poderia me responder antes mesmo de eu ir para as minhas próximas consultas no hospital Sarah. Minhas consultas só são feitas de tempos em tempos.
    Gostaria de saber se essa minha perca de ereção, essa minha ejaculação retarda, está relacionada com minha Paralisia Cerebral e com a Bexiga Neurogênica. Se sim, se posso trata-la, se irei sempre ficar assim, se com o tempo posso piorar esse meu problema com a ereção e a ejaculação.
    Dr. espero que possa me responder e me ajudar com isso.

  • Adailton
    18/12/2011 - 08:17

    o que é sistosoma, o que causa e qual o tratamento

  • António
    23/12/2011 - 18:41

    Dr,
    Gostava de saber qual a quantidade de urina retida na bexiga para ser considerada neurogénica.

  • weldsney
    9/1/2012 - 17:55

    ola dr sofri um acidente a 65 dias fraturei 2 vertebras fiz cirurgia e correu tudo bem fiquei 52 dias com sonda , as vezes quando vou urinar não consigo urinar tudo de uma só vez me concetro e acabo de esvaziar a bexiga, fiz o exame estudo uridinamico, tive que interroper o medicamento cecotex 0,04mcg pois fez muito mal,tive tonturas e tremor, tem um outro medicamento que eu poderia substituir para o tratamento, ha necessidade do tratamento, obrigado aguardo resposta

  • Railda Vitoria
    20/1/2012 - 17:52

    Fiz uma cirugia de hernia de disco em Agosto de 2010 coloquei um anel de titanio,após a cirugia até hoje fiquei com a bexiga neurogênica não consigo fazer nada de xixi só quando coloco a sonda de 4 em 4 horas,nenhum medico sabe me dizer o certo o que aconteceu já fiz varios exames fiquei até um mes me adaptando no hosp.Sara em salvador .gostaria de saber se vou voltar ter a minha vida normal .também fui afetada no meu intestino .Me ajude estou muinto decepcionado com tudo.

  • nilda
    24/1/2012 - 19:34

    Dr há +-3 anos tenho problema com a bexiga os médicos[pois já fui em mais de 3]dizem q é´bexiga neurogênica,que pode ter sido causada ou por diabetes ou devido a uma cirurgia que fiz p/retirada de um tumor cerebral[hemangioma].Já fiz estudo urodinâmico 2 x.Faço cateterismo vesical toda vez que urino e o resíduo é sempre maior que a micção normal. Estou tomando remédio para isso mas não surgiu efeito nenhum até agora.Como já tenho 71 anos seria comprometedor uma cirurgia, pois é constrangedor essa técnica de cateterismo intermitente.Gostaria de receber uma orientação do senhor. Desde já agradeço.

  • ereide da costa cruz
    30/1/2012 - 13:45

    oi dr sou ereide gostaria de saber minha filha aos 14 anos teve um cancer de rabdomiorssarcoma, na escapula esquerda com metastasis na coluna lombar l2 l3 l4 e poriço com paralisia da cintura para baixo hoje depois de 2 anos ela voltou a andar mais sua bexiga ficou nerogenica por favor me ajude tem outra coisa para des vasiar sua bexiga sem ser a sonda de alivio descupa pelos erros gaficos bj....

  • george fernandes
    8/2/2012 - 19:32

    Oi dr boa noite ,meu nome george sou portador de neurofribomatose ,começei as 12 anos começou com manchas cafe com leite depois veio ums pequininos nodulos ,hoje tem ums bem grandes na cabeça e ate saindo por dentro do meu corpo ,hoje aos 41 anos tenho liiteise renal tendo passado por 4 cirurgia ja reterei 40% da prostata ,e hoje estou com ,mas dois calculos um medindo, 0,8 cm e outro ,3mm sou partador de bexiga neurogenica nao conssigo exvasiar minha bexiga ,e preciso passa a sonda 4x ou mais ao dia sofro muito com dor diariamente gostaria de saber se o meu caso è enrrevessivel pois sofro muito com tudo isso me desculpe pelo os meus erros .Grato

  • george fernandes
    8/2/2012 - 19:32

    Oi dr boa noite ,meu nome george sou portador de neurofribomatose ,começei as 12 anos começou com manchas cafe com leite depois veio ums pequininos nodulos ,hoje tem ums bem grandes na cabeça e ate saindo por dentro do meu corpo ,hoje aos 41 anos tenho liiteise renal tendo passado por 4 cirurgia ja reterei 40% da prostata ,e hoje estou com ,mas dois calculos um medindo, 0,8 cm e outro ,3mm sou partador de bexiga neurogenica nao conssigo exvasiar minha bexiga ,e preciso passa a sonda 4x ou mais ao dia sofro muito com dor diariamente gostaria de saber se o meu caso è enrrevessivel pois sofro muito com tudo isso me desculpe pelo os meus erros .Grato

  • rosane
    23/2/2012 - 18:47

    olá... tenho a baxiga neurogenica desde que eu nasci, passo sonda e faço lavagens todos os dias... na ultima cirurgia que eu fiz eu tinha 10 anos e o médico me disse que eu não podia engravidar por que ai a cirurgia não teria valido pra nada. Hoje tenho 21 anos e estou gravida, quais são os meus riscos?

  • maria alves salomao
    6/3/2012 - 23:34

    Minha Filha e transplantada e tem bexiga neurogenica com infeccao z cada quinze dias .existe tratamento ela tem nove anos e um ano e meio de Transplante.obr maria

  • sidnei
    13/3/2012 - 16:55

    Sabe dr: não é facil dar depoimentos, sou diabetico e meu casamento acabou, por não ter ereção, a esposa não senti vontade, não fica prox a mim. Sou impotente a 2 anos e procurei urologistas, mas do sus, pela cituação $ e eles falam baixa a diabetes que melhora, mas mesmo com tratamentos não é assim, tem dia que já levanta da cama, que não dá. Pedi a injeção pois já tomei quando convenio e resolveu, mas o sus os medicos não explicam, medicam só querem proteses, oque fazer, faço ate emprestimos mas quero garantia, para recuperar a familia e estima.

  • Davi
    23/3/2012 - 10:09

    Bom dia Dr. Tenho bexiga neurogenica e já perdi um dos rins com 10 anos, sou deficiente, estou casado a 4 anos e eu e minha esposa queremos ter filho. só que por eu ter bexiga neurogenica quando vou ejacular o esperma não sai e sim somente urina. Sendo assim teriamos que fazer inceminaçao. Então eu gostaria de saber se eu tomar hormonios para fazer a inceminação prejudicara meu rim?

  • vivian
    4/4/2012 - 10:34

    bom dia, tenho uma bebe de 1 ano e 11 meses que a uma semana está com dificuldade de urinar, ja chegou ate 16 hs sem fazer nada, o urologista opinou que seria uma vulvovaginite, ela esta fazendo banho de assento 2 x por dia, estou muito nervosa, ela fez ultrasson e urina 1 e esta td bem, o que pose estar havendo com a minha filha? me ajude preciso de orientação, tenho receio de o tempo prejudique outras funções dela .obrigada Vivian

  • Edson
    6/5/2012 - 09:57

    Tenho 64 anos e estou impotente, ele fica meia vida e não consigo prentrtação e as vezes nem sobe. Fico muito nervoso e minha ESPOSA ESTA MUITO PARADA TAMBÉM, SEM VONTADE para nada . Sou diabético e a prosta esta um pouqinho maior que o normal, meu médico falou que não tem importância. Só que esta ficando cada vez mais difícel ter ereção, o que devo fazer?

  • JURANDIR
    20/5/2012 - 20:50

    Boa noite, foi constatado um problema em meu irmao chamado bexiga neurogenica e para piorar a situacao o mesmo apresenta estenose uretral , ele tem 61 anos e tudo isso se desencadeou apos uma cirurgia de coluna lombar que foi feita a 1 ano e 6 meses, ja fui ao Urologista e o mesmo me informou que o caso dele nao tem cura (no caso da bexiga neurogenica), li sobre o assunto na internet, mas fiquei sem entender muitas coisas . Minha maior duvida e se ao tratar da estenose, mesmo sabendo que o problema pode voltar, ele vai poder urinar normalmente ou o uso de cateterismo intermitente, sonda vesical ou outro dispositivo para esvaziamento da bexiga vai ser de uso permanente ou nao.

  • carmen luana domingu
    23/5/2012 - 22:53

    tenho 32 anos diabetica tenho muita infeçao de urina e na vulva .chego ha ter dores horrorosa gostaria de saber .oque posso fazer para ficar boa
    nao sei mais ha quem recorrer ja estou cansada disso nao tenho mais ha quem recorrer presiso de ajuda urgente
    por favor me ajudem

  • Carlos Rafael
    16/6/2012 - 23:52

    eu to com um problema de bexiga que eu não posso sair de casa só eu sair que ela começa a dar vontade de urinar mas tem vezes que nem a urina sai. Então queria saber o que eu faço? por favor me responde tenho 23 anos

  • Hilda
    15/8/2012 - 10:56

    Olá Doutor, minha mãe é diabética ha 20 anos, toma insulina, teve um AVC ha um ano. Desde então, ela tem infecção urinária constantemente, precisa tomar Ampicilina, ou o Norfloxacino... ela é alergica ao Macrodantino ... sua alimentação é controlada pela nutricionista e mesmo assim, a ITU continua repetitiva. Como parar ou controlar esta infecção ?? Obrigada, Hilda

  • fatima
    22/9/2012 - 15:00

    Ola, Doutor, boa tarde, tenho um filho com 19 anos, que nasceu com anomalia anorretal-alta, ele faz várias cirurgias de reconstrução, hj ele esta bem, porém, ele necessita de fazer lavagem (fleet enema), ou faz uso de remédios (naturetti) em dias alternados, o resultado é bom, ele consegue ter uma vida boa com esses procedimentos, já com releção à bexiga, devido ás cirurgias ele ficou com bexiga neurogenica, precisa de esferço para urinar, não faz uso de cateterisno intermitente, retém pouca urina, mas o q esta nos preocupando agora, q ele esta entrando na fase adulta é a impotencia sexual, gotaria de saber, se ele vai conseguir ter uma vida sexual normal, o que pode estar acontecendo. grata!

  • Antonia Carvalho Amo
    10/11/2012 - 17:03

    Tenho diabetes há 12 anos, de uns 3 anos para cá tenho tido retenção urinária frequente. quanto mais água tomo mais inchada fico e começa o inchaço pelas pernas, e quase não urino e tenho sensação de bexiga cheia. Sou safenada tambem há 12 anos e coloquei o istend em 2006.
    Sempre falo para os médico eles só mandam eu tomar bastante liquido, mas é uma sensação desagradável.
    será que tenho bexiga neurogenica?

  • Kátia Dias
    23/12/2012 - 21:25

    Dr minha mãe tem diabetes e ficou ha um tempo internada pois foi detectado uma grave infecção de urina, ela permaneceu internada por 34 dias e foi detectado tambem uma bexiga neurogenica, porem nao foi explicado como era essa doença e como era o seu tratamento. Minha mãe veio pra casa e ficou apenas uma semana em casa e o quadro dela piorou muito, acabo voltando pro hospital com um quadro bem grave de infecção de urina e glicemia altissima. fico mais 32 dias internada e chego em casa ontem. Hoje ela esta muito debilitada em cima de uma cama, nao consegue andar direito, pois já nao tem forças nas pernas, esta com usando uma sonda vesical pra coletar a urina, esta com fraldas. Sabe Dr uma situação muito complicada e difícil.
    Tem alguma possibilidade de cura pro caso dela quanto a bexiga neurogenica.

  • edna maria
    22/2/2013 - 19:44

    Tive uma mielite por causa do Schistosoma, fiquei sem os movimentos inferiores, perdi completamente, mas aos poucos fui recobrando e hj consigo andar embora ainda sinta muita dormência e peso nas pernas. Não consigo caminhar por muito tempo pois a fraqueza é muito grande, tenho a impressão de que vou desmaiar. Meu equilíbrio tb ficou comprometido, e minha bexiga ficou neurogência. Será que vou ter que conviver com isso pro resto da vida? Existe a possiblidade da medula se recompor e eu voltar à minha vida normal de antes? Obrigada antecipadamente!

  • valdir francisco s.
    24/2/2013 - 19:55

    Tenho 67 anos, tenho HPB, estou com problema na bexiga
    tem noite que levanto p/ urinar de 04 a 05 vezes, fiz estu-
    do urodinamico, que acusou perda involutaria de urina,
    vou fazer uma operação, raspagem na prostata, outro pro-
    blema, é que á três anos não consigo ter orgasmo,se-
    rá, que á causa está na HPB, me responda, obrigado.
    mo

  • lucelia
    27/3/2013 - 08:40

    meu marido tem58a. tem erecao, porem demora demais para ejacular, quando consegue. o que devemos fazer

  • Jorleide
    1/4/2013 - 15:19

    Ola, Dr. Boa tarde!
    meu filho é portador de meningocele, hj esta com 03 aninhos, faz acompanhamento no Hospital SARAH em Brasilia. ele fez alguns exames e os medicos disseram que irá fazer uso de sonda, ele anda normalmente e nao tem valvulo. Existem cirurgia para esse problema?
    Fico no aguardo.

  • Neuza Magalhães
    25/4/2013 - 19:17

    Dr., tenho um filho de 32 anos, que tem bexiga neurogenica e é transplantado renal à 18 anos, ficou surdo aos 4 anos devido a antibióticos. Ele fez uma cirurgia de plástica na bexiga, colocando uma parte do intestino na bexiga, assim ficando com uma capacidade de uns 800ml e passou a fazer cateterismo intermitente a cada 4 horas. Ele passou sonda durante uns 20 anos, desde os 10 anos de idade, ha 2 anos começou a ter muita infecção urinária de repetição, ou às vezes depois que tomava antibióticos (ev ou vo) continuava com bacteriúria. Agora faz 1 ano e meio que ele parou de passar sonda e achou uma maneira de urinar precionando a bexiga sentado no vaso sanitário e ele diz que elimina toda a urina e ja tem uns 6 meses que ele teve a última infecção, mas tem sempre a bacteriúria, mas sem sintomas. Queria saber se isso pode prejudicar o rim transplantado. Essa bexiga neurogenica nunca foi diagnosticada a causa, às vezes os médicos diziam: neurogenica não neurogenica, existe isso?. Meu filho se mostra um pouco revoltado de passar essa sonda e ficar sempre com infecção. Já existe um novo tratamento que não seja a sonda? Fico agradecida e aguardando resposta. Abraços.

  • andrezza
    1/5/2013 - 19:20

    Boa noite dr., tive meningomielocele quando nasci e tenho bexiga neurogenica e estou gravida., minha medica esta pesquisando se vou poder tomar retemic. O dr sabe alguma coisa sobre um medicamento para incontinencia na gravidez? Aguardo. Obrigada

  • rose
    9/5/2013 - 00:32

    meu marido fez transplante de rim em spaulo há 06 dias os médicos dizem que esta tudo bem já fizeram ultrassom mais ele ainda não faz xixi e assim mesmo?

  • rosiana
    3/8/2013 - 09:49

    senhor dr me ajuda eu preciso do senhor sou do cidade do es minha filha tem18 anos estar desisperada não sei mais o pq foi ao medico nada foi feito,minha filha se mostra um pouco reltada por esta situação DR sera pq ela vai conviver este problema por resta da vida. Obrigado senhor espero aguardo a resposta bsss

  • jose carlos dos sant
    30/8/2013 - 20:52

    amei

  • vilma carmona
    17/11/2013 - 12:06

    OLA! DR Gil,minha prima de 50 anos,está c.problemas na bexiga..Só consegue urinar c.uma sonda, que o posto de saude lhe aplicou,,e que troca me parece que 1 vez ao mes.ASUA IRMÃ GEMEA ME DISSE , QUE ANTES DE A BEXIGA PARAR DE FUNCIONAR..ELA PRENDEU POR MUITO TEMPO !!..POIS, NÃO FOI AO BANHEIRO POR MEDO DE UMA BARATA!! ESTOU PREOCUPADA..POIS OS MÉDICOS DO POSTO, NÃO PEDIU EXAMES MAIS PROFUNDOS, PARA TENTAR SANAR O PROBLEMA!!!ESTAMOS NO BRASIIL!!!infelizmente!!POR FAVOS DR GIL IMPLORO SUA AJUDA!!fica c DEUS!!obrigada!!

  • rogerio
    17/12/2013 - 13:34

    Ola dr. gil sou cadeirante e tenha diabete e de um tempo para ca comecei a ficar com disfunçao eretil devido a bexiga neurogenica gostaria que o sr. colocasse no site uma como podemos fazer para ter um pouco de alivio nestes cosos e se existe algum renedio para aliviar a nossa preocupaçao sobre o caso

  • André
    4/4/2014 - 16:12

    Dr. tenho diabets e faço uso de insulina, hj tenho 36 anos e sou diabetico desde os 13 anos....... eu tenho ereção normalmente, sinto orgasmo, mas não ejaculo, como posso resolver isso?

  • magali
    27/5/2014 - 09:38

    d.r uso sonda tds os dias eu tive avc uso botox mas esta demorando pra sair o botox pelo sus antes eu fazia pelo plano mas no hc ta difícil tenho medo de perder o rim estou inchada obrigado.

  • tania
    11/6/2014 - 14:25

    Boa tarde, meu sobrinho nasceu com mielomeningocele e foi operado com 3 dias apos o nascimento, este ano ira completar 17 anos e quando tinha 10 meses foi realizado uma cirurgia onde a urina sai por um buraquinho próximo ao umbigo, sendo assim ele usa frauda no local, mas esta namorando e quer fazer algo para melhorar.O que você aconselha? E a onde buscar este tratamento?Aceita Unimed ? Obrigado

  • Claudia Costa
    11/6/2014 - 17:03

    Boa tarde
    Há 15 anos tive tuberculose na bexiga e a consequência foi uma bexiga neurogênica, gostaria de saber se já é possível um transplante de bexiga que é para não sobrecarregar os rins, mesmo porque dezembro passado tive pedra nos rins e foi horrível a experiencia, desde já agradeço.

  • carla celina
    15/6/2014 - 04:13

    Bom dia srs.a
    Minha filha nasceu com varios problemas, meningomielocele, hidrocefalia e pes boto, quando aos dois ultimos problema ja foi resolvido com cirugia, infelizmente a meningomielocele deixou com sequelas ela nao tem sensibilidade na urina e nas fezes ja tem 9 anos e usa fralda, isso provoca lhe varias infecoes.. estou desesperada a procura duma cura pra ela. Ajuda me por favor. Pois vivemos em angola onde temos muitos problemas de saude

  • Elisangela
    29/6/2014 - 19:50

    Ola dr. Minha filha tem 3 anos, fez todos os exames para investigacao pois ja teve 3 inf urinarias....sexta na consulta, ela me disse q minha fikha tem a bexiga grande e que tem que aprender a urinar novamente... E nao me esclareceu nada...receitou fisioterapas e para continuar com cefalexina....perguntei q doenca e essa, nao respondeu nada, disse somentE..mae vamos tratar. Gostaria de saber se isso tem cura e o q e

  • Elisangela
    29/6/2014 - 19:51

    Ola dr. Minha filha tem 3 anos, fez todos os exames para investigacao pois ja teve 3 inf urinarias....sexta na consulta, ela me disse q minha fikha tem a bexiga grande e que tem que aprender a urinar novamente... E nao me esclareceu nada...receitou fisioterapas e para continuar com cefalexina....perguntei q doenca e essa, nao respondeu nada, disse somentE..mae vamos tratar. Gostaria de saber se isso tem cura e o q é ,,,, estou super nervosa por nao saber nada a respeito.

  • regina
    7/7/2014 - 20:24

    Meu filho tem bexiga neurogênica de nascença e por isso perdeu os dois rins gostaria de saber como posso entrar em contato com a UERJ para que meu filho faça o transplante de bexiga e depois o dos rins. ME AJUDE POR FAVOR.

  • carlos
    25/9/2014 - 19:35

    Descobri a 10 anos que sou diabetico,hoje tenho 40.A mais ou menos um ano notei que nao venho mais produzindo esperma,tenho ereçao e sinto o orgasmo mas nao sai esperma.oque pode ser?Sera que e tratavel ou eu nunca mais vou ter esperma.Minha glicemia anda sempre por volta de 180 a 200.a 2 meses tive que fazer uma cirurgia para retirada da visicula.

Cadastre seu comentário!

742 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Janete - RJ
  • Milton - MG
  • Valentim - SP
  • Fabiana - SP
  • Albano - RJ
  • Antonio - TO
Entrevistas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.