Diabetes tipo 2 pode ser revertida com dieta de 600 calorias diárias

29/6/2011 - Pantanal News


Você tem diabetes e não sabe como combatê-la? Um pesquisador afirma que uma pessoa com diabetes tipo 2 pode reverter o quadro da doença em oito semanas ingerindo 600 calorias por dia.

Entretanto, a medida só vale para pessoas recém-diagnosticadas com a doença. Ainda segundo os dados, a dieta foi capaz de reduzir os níveis de gordura no fígado e no pâncreas dos 11 pacientes estudados, ajudando os índices de insulina a voltarem ao normal.

A pesquisa envolveu 11 cobaias com diabetes tipo 2, diagnosticadas até quatro anos antes do estudo. Após os três meses de tratamento, sete estavam livres da doença. O nível de produção de insulina se manteve estável mesmo depois do retorno à alimentação normal.

No entanto, os pesquisadores continuarão os estudos para verificar se este efeito permanece durante anos. O especialista ainda recomenda que ninguém faça o experimento. “Esta dieta foi usada apenas para testar a hipótese de que, ao perder peso substancialmente, as pessoas perdem também a diabetes”, diz o diretor do Centro de Ressonância Magnética da Universidade de Newcastle, Roy Taylor.

De acordo com o tutor do Portal Educação, farmacêutico Ronaldo Costa, o diabetes tipo 2, que não é dependente de insulina, é o tipo mais comum da doença, e acontece em até 90% dos casos. “O diabetes ocorre quando as células não conseguem metabolizar a glicose, apesar da insulina disponível”, explica o farmacêutico bioquímico.

Para ele, a pesquisa é um ponto importante para o combate ao diabetes. Ronaldo Costa esclarece que uma dieta de 600 kcal corresponde a 25% da necessidade diária de um adulto e por isso é muito arriscada para se autotratar. “O melhor caminho, de fato, é a reeducação alimentar, mas com acompanhamento de nutricionista e associada a exercícios físicos”, finaliza.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • anselmo
    31/10/2013 - 19:57

    parabéns,pela as suas dicas,ok.

Cadastre seu comentário!

427 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Iris - MA
  • Erminio - SP
  • Carlos - BA
  • Elzia - MT
  • Kelly - MT
  • Nazare - MA
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2014
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.