Cardápio Absolvido - Diabetes, Vida e Comunidade

Cardápio Absolvido

23/06/2002 - Revista Veja


Paula Beatriz Neiva



Os defensores das dietas ricas em proteínas, como a do doutor Atkins, afirmam que os grandes inimigos dos corpos esbeltos são os carboidratos. A explicação para a condenação é que eles contêm um alto índice glicêmico. Ou seja, depois de digeridos, aumentam drasticamente as taxas de açúcar no sangue. E, quanto mais açúcar, maior é a produção do hormônio insulina. Em excesso, a insulina faz com que o organismo retenha mais gordura e aumente o tamanho das células adiposas. O resultado disso é a catástrofe das formas roliças e o risco de desenvolvimento do diabetes e de doenças cardiovasculares. O problema é que, no afã de perder peso, muita gente passou a considerar o índice glicêmico a única referência para determinar quais são os alimentos bons e os ruins. Com isso, boa parte dos legumes e frutas – essenciais à saúde – foi banida do cardápio. Preocupados com a importância exagerada dada ao índice glicêmico, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, começaram a questionar esse tipo de avaliação.



"O índice glicêmico é apenas um instrumento de pesquisa. Ele nunca deveria ter saído dos laboratórios", diz o médico David Ludwig, de Harvard. Faz sentido. Pegue-se o caso da cenoura. Ela é tida como um alimento com índice glicêmico alto. Maior até que o do sorvete de chocolate. Mas, para que esse valor tivesse um efeito sobre o organismo, seria preciso comer uma quantidade de legumes digna do coelho Pernalonga. Contra a ditadura do índice glicêmico, existe mais um argumento. "Há de se levar em conta o total calórico, o modo de preparo dos alimentos e a quantidade de gordura saturada que possuem", alerta o endocrinologista Geraldo Medeiros, professor da Universidade de São Paulo. Existem alimentos com baixo índice glicêmico, mas com alto teor calórico. E outros que, dependendo da maneira como são feitos, liberam açúcar de uma forma menos danosa (veja quadro abaixo).



Para questionar a validade do uso do índice glicêmico no dia-a-dia, os especialistas de Harvard apontam o fato de que o aumento ou a diminuição das taxas de açúcar no sangue dependem bastante das combinações alimentares. O índice glicêmico do abacaxi, assim como o da maioria das frutas, é alto. No entanto, se a fruta é ingerida depois da refeição, a mistura dela com outros alimentos faz com que a liberação de açúcar ocorra de maneira mais lenta e gradual, o que impede o aumento excessivo dos seus níveis no sangue, a chamada hiperglicemia. A hiperglicemia é ruim porque o corpo tende a responder a ela com uma brusca queda nas taxas de açúcar. Esse processo de sobe-e-desce resulta numa sensação maior de fome. Por essa razão, os especialistas deixaram de recomendar que as pessoas em dieta comam apenas uma fruta no lanche da tarde. "Hoje em dia, sugerimos que o paciente sempre coma um pedaço de queijo branco ou tome um iogurte junto com a fruta", diz Mariana Del Bosco Rodrigues, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. A velha lição é dada mais uma vez: a boa dieta é aquela em que se come de tudo um pouco.



CenourasCenoura
Dê preferência à cenoura crua, pois suas fibras aumentam o tempo de digestão do alimento. Combiná-la com algumas folhas de alface e kani é também uma boa pedida para retardar a liberação no sangue do açúcar
MacarrãoMacarrão
Em geral, o melhor tipo de macarrão é o feito com grão duro, que deve ser pouco cozido. Dessa forma, o alimento demora mais a ser digerido, aumentando a sensação de saciedade.
ArrozArroz
A tradicional mistura arroz com feijão é uma boa pedida para evitar que a taxa de açúcar no sangue aumente depois da ingestão do grão. Antes condenado pelos especialistas, o prato agora caiu nas graças dos nutricionistas.
MelanciaMelancia
Como a maioria das frutas, a melancia tem alto potencial glicêmico. Ingerida sozinha, faz com que os níveis de açúcar no sangue subam muito depressa e caiam na mesma velocidade, o que aumenta a sensação de fome. Para neutralizar esse efeito, é melhor comer antes uma fatia de queijo branco ou tomar um iogurte.
CroissantCroissant


O índice glicêmico do croissant é menor do que o do pão francês - 99 contra 136. Mas ele é mais calórico e grande parte das 207 calorias contidas em 50 gramas de croissant vem sob a forma de gordura saturada, a mais danosa à saúde.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • luciana
    21/10/2008 - 14:42

    gostaria de saber mais sobre os alimentos que podemos comer sou diabetica

  • Jeferson
    13/05/2009 - 10:25

    Quero saber quais são as frutas q um diabetico pode ingerir e quais as comidas q não podem ser ingeridas obrigado..

  • SERGIO NERI
    08/01/2010 - 21:36

    SOLICITO A RESPOSTA PARA A PERGUNTA DO JEFERSON 13/05/2009 - 10:25

  • ana iris
    11/01/2010 - 22:47

    gostaria de saber qual o tipo de cardapio para uma pessoa que está diabetico nescesitando ingerir produtos com baixo teor glicemicos.

  • lenoir
    16/01/2010 - 13:10

    Gostei da nota, muita boa, gostaria de saber mais sobre os alimentos que podemos comer, a quantidade, mistura das frutas etc. sou diabetico. Caso seja atendsido muito obrigado.
    lenoir

  • Fred
    27/04/2010 - 16:45

    Sempre que faço exames minha glicose estar alta 250, gostaria de saber mais sobre os alimentos que posso comer, a quantidade, mistura das frutas etc. Pelo que me parece sou diabetico!

  • almeida
    20/02/2011 - 09:10

    gostei das respostas, embora sejam de 2002, mais esclareceu um pouco a minha duvida.

  • wilson
    30/03/2011 - 16:53

    Sou diabetico naõ tomo sulina me cuido pois perdi um amigo muito novo ele falava que naõ sentia nada o pior ele fumava

  • wilson
    30/03/2011 - 16:55

    Sou diabetico naõ tomo sulina me cuido pois perdi um amigo muito novo ele falava que naõ sentia nada o pior ele fumava

  • Henrique
    06/05/2011 - 21:35

    Gostaria de saber quais são as frutas e aliementos que os diabéticos podem engerir e não aumentam, a glicose sanguinea

  • iraci p.p. wanderlei
    17/06/2011 - 19:32

    Goataria de saber quais as frutas mais indicadas para o diabeticos, e as mais prejudicial a doença(diabete)

  • Jorge Lopes
    04/07/2011 - 08:50

    Busco um cardapio mensal para diabetico.
    café da manhã
    almoço
    lanche
    jantar

  • carlos augusto
    26/09/2011 - 21:01

    busco quais as frutas mais indicadas para diabéticos

  • jorge andrade
    13/10/2011 - 14:25

    boa tarde eugostaria de saber quais sao as frutas ,e pao e leite refeicao que um diabetico podi fazer e viver uma vida saudavel .eu faso caminhada todos os dias quero saber se fais mau pos meus amigos falam que eu estou ficando maluco de tanto fazer jinastica tenho cessenta anos mais gosto de nadar todos os dias media de 2000 met por dia isto e abisurdo ou nao .obrigado uma boa tarde

  • manuel
    05/07/2012 - 21:56

    queria saber se a melncia -e bom para
    quem tem diabete

  • Luiz Paulo
    15/01/2013 - 19:48

    Senhores,
    Boa noite.
    Poderiam publicar uma tabela com o índice glicêmico de frutas e vegetais?
    Desde já agradeço.

  • Wanda
    07/05/2014 - 19:09

    Gostaria de saber

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.