Estado deve fornecer insulina a portadora de diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Estado deve fornecer insulina a portadora de diabetes

06/07/2011 - Alagoas 24 horas


O desembargador Eduardo José de Andrade, integrante da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou que o Estado de Alagoas forneça medicamentos adequados para tratamento de diabetes à Izolda Maria dos Santos Almeida. O estado havia entrado com recurso para fornecer medicamento similar.

O magistrado argumentou que “deve o estado oferecer tratamento adequado àquele cidadão e eleito pelo profissional da saúde que acompanha o paciente […] o médico é o competente para eleger o melhor e mais apropriado tratamento para a patologia de seu paciente”. O relator do processo explicou que a Constituição Federal estabelece que o poder público garanta atendimento integral, ações de prevenção e cura e fornecimento de medicamentos a pessoa que não possui condições financeiras de arcar com tratamento de saúde.

O Estado de Alagoas, no recurso encaminhado ao TJ, alegou que considera injusta responsabilização de apenas um dos componentes do poder público e pediu que a responsabilidade fosse distribuída também entre união e o município.

O desembargador Eduardo José de Andrade entendeu que, de acordo com decisões dos tribunais superiores, a responsabilidade no fornecimento de medicamentos é solidária entre Estado, União e Município e cabe a parte apelar para todos ou qualquer um deles sem a necessidade de manifestação dos demais.

“Em casos como o presente, cuja matéria exige celeridade na sua solução, a ampliação do polo passivo retardaria o andamento do processo, acarretando vários danos ao demandante” acrescentou o magistrado, mantendo a decisão que obriga o estado à fornecer os devidos medicamentos, mensalmente e por tempo indeterminado.

A decisão foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira (06).

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.