Nova Mutum/ MT: Atividades diferenciadas despertam vontades nos grupos de pacientes - Diabetes, Vida e Comunidade

Nova Mutum/ MT: Atividades diferenciadas despertam vontades nos grupos de pacientes

19/07/2011 - To sabendo


Descobrir o prazer dos movimentos, despertar vontades adormecidas, elevar a autoestima. Pode-se dizer que esses que a busca ou a redescoberta dessas sensações é o norteador do trabalho que vem sendo desenvolvido pela médica do PSF Araras, Ivalúcia Nicácio, junto aos grupos de hipertensos, diabéticos e outros. E mais do que isso, pode-se dizer também que os resultados já começam a ser alcançados. Pelo menos isso se evidenciada na alegria, descontração e desenvoltura demonstradas na manhã de hoje durante uma atividade especial realizada junto a Praça da Saúde.

Na manhã de hoje, o trabalho começou com dinâmicas que buscavam extirpar energias negativas. As palavras de ordem ‘fora doença’, ‘sai baixo-astral’, por exemplo, acompanhadas de gestos fortes como socos, simbolizando o afastamento das coisas ruins, das percepções negativas, da impotência frente ao caráter limitante de alguns problemas de saúde, marcaram o início da atividade. “Descobrir a vontade de viver, de se mexer, de sair de casa, ir ao cabeleireiro, cuidar do corpo, da higiene, tudo isso enfim, irá ajudar na transformação do grupo”, observa a médica Ivalúcia.

A pergunta que fica: É melhor ir toda semana ou a cada quinze dias ao encontro do grupo, chegar, sentar, ouvir, levantar e ir embora, ou senão todo dia, pelo menos com certa frequência, sair, caminhar ao ar livre, e ao mesmo tempo em que faz a atividade física receber orientações sobre postura e procedimento respiratório adequados, tendo a participação e acompanhamento do profissional de saúde e da equipe multidisciplinar que o acompanha? Quem opta pela segunda resposta, compreende muito bem o que está sendo proposto pela médica coordenadora do grupo.

A ideia, segundo a médica, é justamente essa, ou seja, oferecer um trabalho diferenciado, que estimule aos pacientes uma nova postura. “A Secretaria de Saúde e nós, os médicos, estamos fazendo nossa parte. Mas e o paciente, o que cada um de vocês faz?”, questionava-os a médica. Ivalúcia chamou a atenção para o fato de que todos têm um papel no processo e que os pacientes também devem assumir sua responsabilidade para contribuir com melhora do seu bem-estar, apesar do problema de saúde.

Depois das atividades físicas, o grupo seguiu para o PSF Araras, onde se reuniu para degustar um gostoso café da manhã. Pelo sucesso verificado hoje pela manhã, certamente a prática de atividades ao ar livre, passará a ser uma constante na vida dos integrantes dos grupos.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.