Vencer a luta contra a balança é um desafio para milhares de sorocabanos - Diabetes, Vida e Comunidade

Vencer a luta contra a balança é um desafio para milhares de sorocabanos

31/07/2011 - Rede Bom Dia


Quem nunca fez algum tipo de dieta para emagrecer, que  atire a primeira pedra. Reeducar os hábitos alimentares, no entanto, é tarefa complexa. A análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta semana, mostra que o brasileiro está ingerindo alimentos de alto índice calórico, porém de baixo teor nutritivo. Isso enquanto abusa do sal e do açúcar. O resultado: as pessoas estão engordando e correm o risco de serem atingidas por uma avalanche de problemas de saúde e autoestima.

A auxiliar de enfermagem Márcia Ribeiro, 46 anos, sabe bem o que é conviver com o sobrepeso desde o berço. Ela nasceu chamando a atenção, em São José do Rio Preto, quando foi classificada como o maior bebê da cidade, com 6 quilos. Aos 15 anos, já pesava 105 kg e carregava um enorme desconforto aliado à difícil fase da adolescência.  

Hoje, em Sorocaba, ela é responsável pelo programa Extra G, que funciona na Unidade Básica de Saúde do bairro Vitória Régia e ajuda quem busca reduzir as medidas somente mudando de atitude. “O grupo surgiu em março de 2010. Foi quase uma necessidade pessoal pois eu estava com 123 kg e também precisava emagrecer”, afirma, dizendo que o trabalho ajuda a promover e recuperar a saúde. “Emagrecer é consequência”, completa ela, hoje, com 92 kg.

 
Radical/
Quem conhece a telefonista Regina Mara  Silva, 47, com toda sua alegria,   nem imagina que ela já passou por maus momentos.   Há 20 anos ela pesava 70 kg e, após o  choque do divórcio, perdeu o controle e chegou  a 150 kg, tendo 1,70 de altura.


Com diabetes, pressão alta e os piores sentimentos de frustração e rejeição, ela partiu para  todo tipo de dieta, sempre sem sucesso. Mas a volta por cima começou em 2002, quando ela ganhou na Capital uma cirurgia bariátrica pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde então ela vem reaprendendo a viver. “A cirurgia acelera o processo, mas não o torna mais fácil. É um trabalho de dia após dia.”

Açúcar ainda é o maior vilão
Em uma dieta balanceada, os alimentos de baixos índices glicêmicos, como as frutas,  devem ser privilegiados

Se você é sedentário, adepto de  padrões alimentares inadequados, com o baixo consumo de alimentos saudáveis,  como frutas, legumes e verduras, corre o risco de, ao longo dos anos, estar acima do peso ou desenvolver obesidade. Outro fator que contribui para isso é a preferência por produtos industrializados e calóricos. O açúcar é um vilão.


A alimentação equilibrada é sempre a primeira indicação, explica a  endocrinologista Tatiana Abrão. “O açúcar é um dos grandes inimigos da dieta saudável e precisa ser utilizado com moderação. Ele não agrega propriedades saudáveis e prejudica o funcionamento do organismo quando ingerido em quantidade excessivas.”

A médica orienta que a ingestão seja fracionada, sempre dando preferência para alimentos de baixo índice glicêmico (como frutas e verduras) e carboidratos complexos, que dificultam a absorção do açúcar.

O índice de açúcar é baseado na habilidade e na velocidade do organismo de elevar os níveis de glicose sanguínea com base na ingestão de um determinado alimento, como carboidratos, por exemplo.

Alimentos com índice alto (como massas e farinha branca em geral) fazem o corpo produzir grandes quantidades de insulina, sobrecarregando o pâncreas e provocando  diabetes.


A cirurgia bariátrica, como a que a cantora Regina Mara foi submetida, é um recurso radical, indicado quando o paciente não possui mais condições de emagrecer sozinho.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.