Meia idade sem hábitos saudáveis pode levar ao encolhimento do cérebro e demência - Diabetes, Vida e Comunidade

Meia idade sem hábitos saudáveis pode levar ao encolhimento do cérebro e demência

14/08/2011 - HypeScience


Pressão arterial elevada, diabetes, tabagismo e obesidade na meia idade são problemas que se refletem no futuro – e mais cedo do que pensávamos. Esses fatores podem causar o encolhimento do cérebro e problemas cognitivos apenas uma década depois.

Um estudo analisou milhares de pessoas por mais de 60 anos. Cerca de 1,4 mil delas, na faixa dos 50 anos, não tinham demência ou histórico de acidente vascular cerebral (derrame) no início do teste, mas apresentavam fatores suficientes que poderiam desencadear em uma crise de meia idade.

Dentro de uma década, muitas começaram a ter declínio cognitivo e encolhimento do cérebro em excesso, como foi revelado por meio de testes de rotina e ressonância magnética. Cada um dos fatores de risco – hipertensão, diabetes, tabagismo e obesidade – foi associado com um elemento diferente de comprometimento cognitivo.

Pessoas com pressão arterial elevada, por exemplo, desenvolveram danos vasculares na substância branca do cérebro em ritmo mais rápido do que aqueles com pressão arterial normal. Na substância branca ocorre a transmissão de informações, por se conectar com várias regiões da substância cinzenta, onde acontece a percepção sensorial e o pensamento superior.

Diabéticos perderam volume cerebral no hipocampo, que, entre outras funções, converte a memória de curto prazo em memória de longo prazo. Essa é uma das primeiras regiões a sofrer danos no mal de Alzheimer.

Para os fumantes, o resultado foi ainda mais grave, pois eles perderam volume no hipocampo em um ritmo bem mais acelerado do que os não fumantes. Eles também tiveram lesões vasculares na substância branca, como foi observado entre os indivíduos com hipertensão.

Ironicamente, a obesidade levou ao encolhimento do cérebro, apesar do alargamento total do corpo. Pessoas obesas são mais propensas a terem declínio em diversas áreas do cérebro, afetando a memória e o pensamento abstrato, entre outros.

O grupo descobriu que quanto mais gorda a pessoa (principalmente na área da barriga), maior o encolhimento do cérebro e maior o risco de demência. Da mesma forma, pesquisadores descobriram uma forte ligação entre tabagismo e danos cerebrais.

Conclusão: para envelhecer com saúde, os cuidados com o corpo devem começar cedo.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.