Tire suas dúvidas sobre obesidade mórbida e cirurgia bariátrica - Diabetes, Vida e Comunidade

Tire suas dúvidas sobre obesidade mórbida e cirurgia bariátrica

13/08/2011 - SRZD


O SRZD procurou especialistas para responder as principais dúvidas sobre obesidade mórbida, os tratamentos e cirurgia bariátrica. Confira as respostas deles abaixo.

O que é obesidade mórbida?

A obesidade Mórbida é definida como um Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 35 Kg/m2 com fator de co-morbidades ou 40 Kg/m2 ou mais, sem co-morbidades. O fator de co-morbidade pode ser  hipertensão, diabetes, etc. 

O que é Índice de Massa Corpórea ?

É o peso (em Kg) dividido pela altura do paciente (em M) elevada ao quadrado.  Por exemplo: uma pessoa que pesa  150kg, com altura de 1m e 60 cm tem IMC de: 150 dividido por (1,60 ao quadrado) =  150 dividido por 2,56 = 58,59. 

Assim podem ser possíveis candidatos para a abordagem cirúrgica o paciente que apresentar  IMC>40, como  pessoas com  co-morbidades IMC>35 com fator(es) de co-morbidade associados.

Por que o nome obesidade mórbida? 

Os pacientes são chamadas de obesos mórbidos, quando se enquadram nos critérios acima,  porque o peso excessivo aumenta a possibilidade de desenvolver  morbidades em comparação  às pessoas que se encontram dentro da sua faixa de peso proporcional a sua altura. 

Morbidade são aquelas doenças que pode se desenvolver em função da sua obesidade, tipo diabetes, hipertensão etc.  Elas são doenças que não matam a curto prazo, mas que a longo prazo diminuem sua expectativa de vida. Por esta razão,  o nome Obesidade Mórbida, pois o nível de obesidade destes pacientes leva, em maior freqüência, o desenvolvimento de Morbidades.

Quais são os tratamentos para a obesidade ?

Quem se encontra acima do peso tem inúmeros programas que visam diminuir os quilos, como a supervisão nutricional, alteração comportamental psiquiátrica,  dietas comerciais, medicamentos para redução do apetite e o uso do balão intra-gástrico. 

O Balão intra-gástrico é um procedimento cirúrgico ?

É um procedimento pouco invasivo, por isso não é considerado uma cirurgia. O balão é posicionado dentro do estômago, por uma endoscopia com sedação, e preenchido por um líquido. Normalmente, ele é usado por cerca de seis meses.

O que é a Cirurgia Bariátrica ?

É um procedimento cirúrgico que tem por finalidade proporcionar e manter uma perda importante de peso, ou seja, objetiva a cura da obesidade mórbida e suas consequências.

Qual a diferença entre o Balão e a Cirurgia Bariátrica ?

O balão é visto com  um tratamento temporário, porém eficiente, para  pessoas com sobrepeso (25-29Kg/m2) ou obesidade não severa (30-35Kg/m2). Além disso, pode ser usado nos obesos mórbidos e superobesos (≥50kg/m2) como uma forma de melhor prepará-los para um procedimento definitivo (Cirurgia Bariátrica). 

Quando se opta pelo tratamento cirúrgico ?

As pessoas que são submetidas ao procedimento da Cirurgia Bariátrica já fizeram outros programas de redução de peso. No entanto, elas não conseguiram alcançar índices de IMC esperados. Elas devem receber a indicação cirúrgica no sentido de minimizar os riscos de mortabilidade precoce.

Quem deve ser operado? 

Para ser considerado candidato a cirurgia, primeiro o paciente deve fazer o cálculo do IMC, para ser enquadrado para próxima etapa.

-Avaliação clínica cirúrgica; 

-Avaliação Nutricional; 

-Avaliação Psicológica.

Uma equipe multidisciplinar decide se vai ou não ser necessário realizar novas avaliações antes de definir se o paciente deve ser candidato a cirurgia. A escolha da técnica do procedimento depende de alguns itens.

-resultado almejado; 

-duração deste resultado; 

-perfil do paciente; 

-cooperação; 

-hábitos de ingestão (Ex: Alcóolatras, comedores de doce etc. Não são  bons para "banda"); 

-doenças associadas (RCU, doença de Crhon, doenças auto-imunes etc.)

Cirurgia aberta ou  videolaparoscópica ?

A operação pode ser feita de duas formas. A convencional, de forma aberta com grandes incisões, ou por videolaparoscopia com mini-incisões. A cirurgia menos invasiva torna menores as complicações com a ferida e as dores do pós-operatório, bem como o tempo de internação e de recuperação é menor. Este procedimento deve ser indicado sempre que for possível.

Quanto tempo dura o procedimento cirúrgico ?

Em média as cirurgias duram cerca de uma a duas horas. A duração depende da experiência do médico e também do entrosamento de sua equipe, especialmente quando é feita por videolaparoscopia. 

Dieta depois da cirurgia ?

O paciente por um período de 30 dias deve seguir uma dieta líquida rigorosa. Depois deste período vai receber novas instruções nutricionais.

Qual é o tempo médio de recuperação ?

O paciente após a cirurgia deve estar apto a realizar atividades leves em aproximadamente uma semana a  10 dias.  Quanto as  atividades que precisam de esforços físicos moderados é razoável esperar  um período de pelo menos 30 dias para exercê-las;

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.