13/08/2011 - SRZD
O SRZD procurou especialistas para responder as principais dúvidas sobre obesidade mórbida, os tratamentos e cirurgia bariátrica. Confira as respostas deles abaixo.
O que é obesidade mórbida?
A obesidade Mórbida é definida como um Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 35 Kg/m2 com fator de co-morbidades ou 40 Kg/m2 ou mais, sem co-morbidades. O fator de co-morbidade pode ser hipertensão, diabetes, etc.
O que é Índice de Massa Corpórea ?
É o peso (em Kg) dividido pela altura do paciente (em M) elevada ao quadrado. Por exemplo: uma pessoa que pesa 150kg, com altura de 1m e 60 cm tem IMC de: 150 dividido por (1,60 ao quadrado) = 150 dividido por 2,56 = 58,59.
Assim podem ser possíveis candidatos para a abordagem cirúrgica o paciente que apresentar IMC>40, como pessoas com co-morbidades IMC>35 com fator(es) de co-morbidade associados.
Por que o nome obesidade mórbida?
Os pacientes são chamadas de obesos mórbidos, quando se enquadram nos critérios acima, porque o peso excessivo aumenta a possibilidade de desenvolver morbidades em comparação às pessoas que se encontram dentro da sua faixa de peso proporcional a sua altura.
Morbidade são aquelas doenças que pode se desenvolver em função da sua obesidade, tipo diabetes, hipertensão etc. Elas são doenças que não matam a curto prazo, mas que a longo prazo diminuem sua expectativa de vida. Por esta razão, o nome Obesidade Mórbida, pois o nível de obesidade destes pacientes leva, em maior freqüência, o desenvolvimento de Morbidades.
Quais são os tratamentos para a obesidade ?
Quem se encontra acima do peso tem inúmeros programas que visam diminuir os quilos, como a supervisão nutricional, alteração comportamental psiquiátrica, dietas comerciais, medicamentos para redução do apetite e o uso do balão intra-gástrico.
O Balão intra-gástrico é um procedimento cirúrgico ?
É um procedimento pouco invasivo, por isso não é considerado uma cirurgia. O balão é posicionado dentro do estômago, por uma endoscopia com sedação, e preenchido por um líquido. Normalmente, ele é usado por cerca de seis meses.
O que é a Cirurgia Bariátrica ?
É um procedimento cirúrgico que tem por finalidade proporcionar e manter uma perda importante de peso, ou seja, objetiva a cura da obesidade mórbida e suas consequências.
Qual a diferença entre o Balão e a Cirurgia Bariátrica ?
O balão é visto com um tratamento temporário, porém eficiente, para pessoas com sobrepeso (25-29Kg/m2) ou obesidade não severa (30-35Kg/m2). Além disso, pode ser usado nos obesos mórbidos e superobesos (≥50kg/m2) como uma forma de melhor prepará-los para um procedimento definitivo (Cirurgia Bariátrica).
Quando se opta pelo tratamento cirúrgico ?
As pessoas que são submetidas ao procedimento da Cirurgia Bariátrica já fizeram outros programas de redução de peso. No entanto, elas não conseguiram alcançar índices de IMC esperados. Elas devem receber a indicação cirúrgica no sentido de minimizar os riscos de mortabilidade precoce.
Quem deve ser operado?
Para ser considerado candidato a cirurgia, primeiro o paciente deve fazer o cálculo do IMC, para ser enquadrado para próxima etapa.
-Avaliação clínica cirúrgica;
-Avaliação Nutricional;
-Avaliação Psicológica.
Uma equipe multidisciplinar decide se vai ou não ser necessário realizar novas avaliações antes de definir se o paciente deve ser candidato a cirurgia. A escolha da técnica do procedimento depende de alguns itens.
-resultado almejado;
-duração deste resultado;
-perfil do paciente;
-cooperação;
-hábitos de ingestão (Ex: Alcóolatras, comedores de doce etc. Não são bons para "banda");
-doenças associadas (RCU, doença de Crhon, doenças auto-imunes etc.)
Cirurgia aberta ou videolaparoscópica ?
A operação pode ser feita de duas formas. A convencional, de forma aberta com grandes incisões, ou por videolaparoscopia com mini-incisões. A cirurgia menos invasiva torna menores as complicações com a ferida e as dores do pós-operatório, bem como o tempo de internação e de recuperação é menor. Este procedimento deve ser indicado sempre que for possível.
Quanto tempo dura o procedimento cirúrgico ?
Em média as cirurgias duram cerca de uma a duas horas. A duração depende da experiência do médico e também do entrosamento de sua equipe, especialmente quando é feita por videolaparoscopia.
Dieta depois da cirurgia ?
O paciente por um período de 30 dias deve seguir uma dieta líquida rigorosa. Depois deste período vai receber novas instruções nutricionais.
Qual é o tempo médio de recuperação ?
O paciente após a cirurgia deve estar apto a realizar atividades leves em aproximadamente uma semana a 10 dias. Quanto as atividades que precisam de esforços físicos moderados é razoável esperar um período de pelo menos 30 dias para exercê-las;
Seja o primeiro a comentar este conteúdo!
Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:
As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.