Servidores da Seduc recebem atendimento de prevenção contra o Diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Servidores da Seduc recebem atendimento de prevenção contra o Diabetes

16/11/2011 - Para


Servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram na manhã desta quarta-feira (16) de uma ação de prevenção ao Diabetes. A ação faz alusão ao Dia Nacional do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro em todo o país, e é parte do Programa Estadual de Prevenção e Controle da Diabetes Mellitus, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O atendimento foi realizado de 8h às 12h na sede na Seduc e foi aberto à comunidade do entorno, visitantes e familiares dos servidores.

Em parceria com a Sespa e o Centro Universitário do Pará (Cesupa), centenas de funcionários foram atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros, educadores físicos e nutricionistas, e puderam realizar exames de glicemia, verificação da pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), além de receber orientação sobre nutrição, prevenção ao diabetes e prática de atividades físicas.

A servidora aposentada Izabel Castro aprovou a ação. “Vim aqui na Seduc resolver um probleminha e me deparei com a campanha. Entrei logo na fila para ser atendida. Acho este tipo de ação muito positiva, já que nem sempre os servidores podem sair para fazer exames em função do trabalho. Desta forma, eles não tem desculpas”, disse a aposentada, que complementou dizendo não se importar com a fila para o atendimento. “A fila está grande, mas vou esperar. Afinal, temos que nos cuidar para termos uma vida mais tranqüila e livre de sustos”, enfatizou a aposentada.

Para a enfermeira Rita Terezinha Silva, da Gerência de Atendimento ao Servidor (GAS), este tipo de ação é um presente aos servidores. “Esta parceira é maravilhosa e de grande valia aos funcionários desta Secretaria, que precisam tirar apenas um minutinho de seu tempo para cuidar da saúde, verificar se está tudo certo, já que os profissionais vieram até seus locais de trabalho”, explica.

Segundo a enfermeira, as campanhas são importantes por permitir que muitos casos sejam descobertos. “Tem gente que está doente e não sabe. Vem fazer o exame e descobre que precisa de cuidados e de atendimento especializado. Aqui, os casos diagnosticados são encaminhados ao médico, que começa logo o tratamento que envolve toda a equipe”, explicou.

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica onde há a elevação da quantidade de açúcar no sangue (glicemia). As taxas de açúcar não podem ultrapassar 110mg/dl e podem ser medidas a qualquer hora do dia para verificar suas variações. A doença ainda não tem cura, mas pode ser controlada. Os sintomas mais comuns são: sede e suor excessivos, aumento na vontade de urinar, fome excessiva, tontura, dores de cabeça, alteração rápida de peso, fadiga, desânimo e irritabilidade. Sem cuidados adequados, os diabéticos podem desenvolver outras doenças, como a hipertensão arterial, doença renal, perda da visão, elevação de colesterol e triglicerídios, além de úlceras e amputações de membros.

Para o melhor controle é necessário que o paciente faça acompanhamento médico e alimente-se adequadamente, dando prioridade a ingestão de frutas, legumes e verduras, pratique atividades físicas regularmente, faça controle do peso e da pressão arterial e evite o consumo de álcool e cigarros.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.