Comer peixe reduz o risco de diabetes

11/11/2011 - Universia Brasil

O consumo de embutidos, como a salsicha, está muito associado ao aumento de peso e as taxas de obesidade, enquanto o consumo de peixe está associado com uma menor concentração de glicose e menor risco de diabetes.

A pesquisadora da Universidade de Valencia, na Espanha, Mercedes Sotos Prieto explica que nos países mediterrâneos têm aumento o consumo de gordura saturada em alimentos como de produtos de carne vermelha e padaria.

Analisando os padrões de consumo de carne e peixe em 945 pessoas entre os 55 e 80 anos com alto risco de cardiovascular, Mercedes e sua equipe identificaram que a ingestão de carne de soja e peixe é alta.

Em particular, o consumo de carne vermelha nesta população atinge uma média de uma vez por dia e é elevado em comparação com as recomendações nutricionais. Este consumo está relacionado com a pressão arterial, diabetes e um aumento moderado na mortalidade total, em particular por um câncer e doenças cardiovasculares.

Várias hipóteses foram sugeridas para explicar por que o consumo de peixes está relacionado com o risco de diabetes, e uma delas é que o aumento de ácidos graxos Omega 3 nas células do músculo esquelético melhora a sensibilidade a insulina.

Sobre as diferenças de gênero, uma alta ingestão de gordura saturada resultado da ingestão de carne vermelha e embutidos foi maior no caso dos homens de 4,7 a 7,4 vezes por semana. As mulheres comem mais carne branca, em particular peru e frango. Em relação ao consumo feminino de peixe a média foi de 2,6 a 4,5 vezes por semana.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!

169 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Liliane - MG
  • Priscylla - PI
  • Selma - se
  • Cleia - GO
  • Diniz - CE
  • Claudio - RJ
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Junho - 2013
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30