Congresso de Diabetes: especialistas querem contrariar aumento da doença - Diabetes, Vida e Comunidade

Congresso de Diabetes: especialistas querem contrariar aumento da doença

27/02/2012 - PT Jornal


Poucos dias após a apresentação dos mais recentes dados do relatório Fatos e Números da Diabetes do Observatório Nacional, o maior congresso nacional da área reúne de 7 a 10 de março, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura. Especialistas nacionais e internacionais para debater a doença, que tem aumentado de forma gradual e preocupante. Dar oportunidade aos investigadores de apresentarem os resultados das suas investigações na área da diabetes e procurar medidas para regredir o avanço da doença (a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos) são algumas das prioridades deste congresso.


A elevada prevalência da diabetes, a morbilidade e a mortalidade relacionada com as complicações micro e macro vasculares que podem ocorrer em pessoas com diabetes, nomeadamente naquelas que não se preocupem em seguir as recomendações dos profissionais que têm a responsabilidade do seu tratamento, são fortes motivos para a realização e para os objetivos traçados para o 10.º Congresso Português de Diabetes.

"A diabetes está no centro das preocupações da humanidade, assiste-se a um aumento gradual e sustentado da prevalência desta doença, e Portugal não é exceção. O que implica medidas enérgicas para contrariar esta tendência. Torna-se urgente informar os profissionais de saúde em geral e formar jovens profissionais em cursos especializados sobre Educação terapêutica e Pé Diabético, além de atualizar conhecimentos na área da diabetes, em geral", defende José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e do 10.º Congresso Português de Diabetes.

Assim, Vila moura acolhe, durante quatro dias, várias intervenções científicas de especialistas nacionais e internacionais na área da Diabetes. Diversos simpósios vão focar-se no doente: ‘Organização da assistência à pessoa com diabetes nos Cuidados Primários’, ‘Diabetes e gravidez’ - em que se fará uma avaliação do impacto dos novos critérios de diagnóstico da diabetes gestacional em Portugal - e ‘Fatores psicossociais e diabetes’, tendo em conta aspetos como família, stress e sexo. No primeiro dia do Congresso, 7 de março, de referir também, a conferência ‘A ética na clínica diária’, e a homenagem à memória do Prof. Pedro Eurico Lisboa, grande referência na área da Diabetologia.

O dia 9 de março, sexta-feira, está reservado à apresentação dos temas: ‘Os novos fármacos: os que já chegaram, os que estão quase e os que estão a caminho’, ‘Enfermagem na Diabetes’, ‘Investigação fundamental e translacional (GIFT)’ e ‘Novas Tecnologias em Diabetes’, simpósio no qual se fará, entre outras, a apresentação dos centros de tratamento para Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina (PSCI). 

O 10.º Congresso Português de Diabetes termina a 10 de março, com três simpósios dedicados à ‘Diabetes na Península Ibérica’, com enfoque na prevalência da diabetes em Portugal e em Espanha, ‘Diabetes na Criança e na Adolescência’ e ‘Cirurgia metabólica. A nossa experiência’. Neste dia decorre também o curso ‘Pé Diabético’ que trata temas como Neuropatia, Doença Vascular, Infecção e Tratamento local.

Os recém-divulgados dados de 2010 do relatório Fatos e Números da Diabetes do Observatório Nacional revelam que o número de pessoas com Diabetes em Portugal já deverá ter ultrapassado um milhão no decurso de 2011. Este aumento da prevalência da doença inquieta profundamente os especialistas que vão ter oportunidade de dar a conhecer boas práticas do que se tem feito na área, nomeadamente especialistas estrangeiros de renome internacional. Serão abordados temas da maior importância em sessões que se pretendem interativos.

"Contamos que este 10.º Congresso Nacional da Diabetes seja do maior interesse clínico e científico para todos os profissionais de saúde que desenvolvem trabalho nesta área, para bem das pessoas com diabetes", conclui José Luís Medina em jeito de convite para as conferências, simpósios, cursos e encontros com especialistas que vão decorrer em Vila moura com início marcado já para o dia 7 de março.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.