Quer viver mais? Tenha amigos. - Diabetes, Vida e Comunidade

Quer viver mais? Tenha amigos.

22/07/2002 - Terra - Vida e Saúde


Homens que têm muitos amigos, parentes e outros laços sociais podem ter uma vida mais longa e mais saudável comparados aos que vivem isolados, apontaram as descobertas de um novo estudo.

"Ser saudável ou viver mais não é simplesmente uma questão de ter bons hábitos de saúde ou bons cuidados médicos", disse o autor do estudo, o médico Ichiro Kawachi, da Escola de Saúde Pública de Harvard em Boston, Massachusetts. "Um bom amigo pode manter o médico longe", acrescentou.

Kawachi, que é diretor do Centro para Sociedade e Saúde de Harvard, e seus colegas analisaram o efeito das relações sociais sobre a morte e a doença cardíaca de 28.369 homens profissionais, na faixa dos 42 aos 77 anos, em um estudo de dez anos. Cerca da metade dos homens relataram pertencer a grandes redes sociais que incluíam a mulher, muitos amigos e parentes, e/ou o envolvimento em um grupo comunitário.

Durante a pesquisa, 1.365 homens morreram de doença cardíaca, câncer ou alguma outra causa, segundo o artigo publicado na edição de abril da revista American Journal of Epidemiology. Os homens que eram mais isolados socialmente tinham quase 20% mais risco de morrer de qualquer outra causa comparados àqueles mais integrados, verificaram os cientistas.

Aqueles socialmente isolados também eram 53% mais propensos a morrer de alguma causa associada ao coração, comparados aos que tinham o maior número de laços sociais, afirmaram os pesquisadores. Além disso, os que apresentavam um número moderado de conexões sociais registraram um risco duas vezes maior de morrer em acidentes e cometer suicídio do que aqueles com laços mais amplos.

Os pesquisadores ainda diagnosticaram mais de 1.800 casos de doença cardíaca durante o estudo, incluindo 239 mortes ligadas a cardiopatias ou morte súbita do coração. Os socialmente isolados tinham 82% mais riscos de morrer de alguma doença cardíaca do que os outros, indica o artigo.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.