«Vacina às avessas» é testada para tratar diabetes tipo 1 - Diabetes, Vida e Comunidade

«Vacina às avessas» é testada para tratar diabetes tipo 1

27/06/2013 - Diário Digital


Em busca de uma nova arma contra a diabetes tipo 1, forma da doença que costuma afetar crianças e adolescentes, cientistas da Holanda e dos EUA desenvolveram uma espécie de vacina às avessas, projetada para «amansar» o sistema de defesa do organismo.

A estratégia faz sentido porque essa forma de diabetes surge quando o corpo do próprio paciente volta-se contra ele, destruindo as células do pâncreas que produzem a insulina.

Com cada vez menos insulina no seu organismo, o doente torna-se incapaz de controlar os níveis de açúcar no sangue, o que pode levá-lo à morte se não repuser a hormona com frequência.

A nova abordagem conseguiu impedir que o pâncreas dos pacientes sofresse mais danos e, em alguns casos, parece ter feito com que o organismo aumentasse a sua produção natural de insulina. Além disso, as células de defesa que estavam a atacar as «fábricas» da hormona começaram a desaparecer.

Esses efeitos positivos acabaram por passar três meses depois das 12 semanas de tratamento experimental, mas os autores da pesquisa pretendem verificar se é possível obter efeitos mais duradouros com um tempo maior de terapia.

O estudo, coordenado por Bart Roep, da Universidade de Leiden, na Holanda, está na edição desta semana da revista especializada Science Translational Medicine.

Em essência, o que os investigadores criaram é uma vacina de ADN «ao contrário».

Grosso modo, as vacinas funcionam apresentando ao sistema imunológico (de defesa) um exemplo do inimigo que ele precisa de enfrentar (como bactérias enfraquecidas ou fragmentos de um vírus).

Com base nessa pista, o sistema de defesa prepara-se, fabricando anticorpos ou células para atacar tal adversário.

Na diabetes tipo 1, esse sistema falha, e um dos erros é que certas células de defesa, os linfócitos T CD8, põem-se a destruir as células produtoras de insulina do pâncreas. A intenção dos cientistas era aumentar a tolerância do sistema imune dos doentes à insulina e evitar esse ataque suicida.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.