O corpo fala através da boca – Sinais podem indicar doenças como diabetes e AIDS - Diabetes, Vida e Comunidade

O corpo fala através da boca – Sinais podem indicar doenças como diabetes e AIDS

18/09/2013 - Segs


Nada como um sorriso bonito para causar uma boa impressão. Porém, a boca também é um dos primeiros lugares a apresentar sinais adversos à saúde. Uma prática pouco realizada é o check up odontológico, que além de prevenir doenças dentárias como cáries, também pode identificar quadros graves que tem relação com a boca, como gastrite, diabetes, câncer e até AIDS.
 
Fique atento! “Dentes rachados pode ser sinal de refluxo gastroesofágico”, explica e cirurgiã-dentista Adriana Rodrigues, da clínica Living Odontoestética. Isso pode ser causado por ácidos do estômago que retornam, diluídos, à boca. Outra doença que pode ser identificada através dos dentes é o estresse. Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que rangem os dentes à noite, afinal de contas, isso acontece durante o sono. “O bruxismo é um sinal muito comum desse tipo de condição emocional ou psicológica, reflexo do estresse”, afirma Drª Adriana.
 
Hálito com cheiro adocicado pode ser sinal de diabetes. “Isso por que a doença tipo I gera um hálito cetônico, que surge devido a pouca disponibilidade de glicose como fonte energética”, afirma Drª Adriana. Porém, outras alterações bucais podem denunciar o problema: diminuição da quantidade de saliva e maior concentração de cálcio nela; alterações na coloração do esmalte do dente; dor e queimação na língua e grande quantidade e de cáries. Dentaduras e próteses podem ser a porta de entrada para o câncer bucal. Isso porque o uso incorreto pode causar feridas na boca. O risco de desenvolver a doença é bastante aumentado quando se associam fatores como álcool e tabagismo, por isso o exame preventivo com o dentista é indispensável.
 
O vírus do HPV também pode ser detectado através da boca. Porém só é possível fazer o diagnóstico se houver uma lesão tipo couve-flor no interior da boca. Essas lesões podem ser tratadas com medicamentos locais, cirurgia ou crioterapia. Já a manifestação do vírus da AIDS pode ser identificada através de nódulos de coloração avermelhada que sagram facilmente localizadas geralmente no palato e na gengiva. Drª Adriana ressalta que a visita ou dentista dever ser feita regularmente. “Incentivar os pacientes a consciência de que o check up é de extrema importância para detectar problemas futuros é o primeiro passo para prevenir doenças e tratá-las em estágio inicial.”, conclui.
 
Dra Adriana Rodrigues (CRO 55808) é cirurgiã-dentista especialista em prótese dentária, reabilitação oral, e implantes pela Universidade Cruzeiro do Sul – SP. Desde 1999 realiza Odontopediatria no Ambulatório da Criança da Prefeitura Municipal de Guarulhos. Atualmente, é responsável técnica da clínica Living Odontoestética, localizada em Guarulhos. (www.livingodontoestetica.com.br)
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.