Arapiraca é a única cidade do estado com Ambulatório de Feridas - Diabetes, Vida e Comunidade

Arapiraca é a única cidade do estado com Ambulatório de Feridas

23/09/2013 - Alagoas 24 horas


Mais uma vez Arapiraca se destaca em Alagoas e no Nordeste pelo pioneirismo de suas iniciativas na gestão pública. Com um ano e quatro meses em funcionamento , o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Arapiraca é o primeiro e único ambulatório do estado que realiza atendimento pelo SUS.

De acordo com Joana Silva , coordenadora do ambulatório, os pacientes que são atendidos nas unidades de saúde e que precisam de um tratamento mais específico para feridas são encaminhados ao ambulatório. “ As feridas podem causar um processo infeccioso que se não receber um tratamento específico pode causar a amputação de membros e levar inclusive o paciente a óbito” informou a coordenadora.

As principais lesões registradas foram feridas causadas por traumas atingindo um percentual de quase 20% do atendimento realizado. Em segundo lugar com quase 12% dos casos, ficaram as úlceras por pressão ( feridas que geralmente ocorrem em pacientes acamados) e as queimaduras .

Pacientes com diabetes também estão propensos a desenvolverem feridas, porque boa parte dos diabéticos perde a sensibilidade dos nervos e através da formação de calos podem surgir as lesões. “ Precisamos cuidar e orientar esses pacientes, com relação a calçados adequados, alimentação saudável e cuidados especiais com essas lesões” afirmou Joana Silva.

A prefeita Célia Rocha (PTB) por intermédio da Secretária Municipal de Saúde já autorizou a compra de curativos especiais com tecnologia avançada que é mais eficaz no tratamento de feridas como telas, placas e gel especial. “ Uma placa dessas que é colocada em cima da lesão chega a custar R$ 400,00” e o paciente atendido no ambulatório municipal vai receber esse tratamento de graça” concluiu a prefeita.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.