Juína terá centro de referência no combate a Tuberculose, Hanseníase e Diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Juína terá centro de referência no combate a Tuberculose, Hanseníase e Diabetes

24/03/2014 -


O médico clínico geral, membro da comissão de saúde do município de Juína, Emilio Pópulo, confirmou durante entrevista coletiva, que em 15 dias será implantado um centro de referencia de combate a Tuberculose, Hanseníase e Diabetes no município de Juína-MT.
 
A tuberculose que é uma doença transmitida quando há um aglomerado de pessoas como, por exemplo, em aldeias indígenas, será prioridade da secretaria municipal de saúde, assim como a hanseníase e tuberculose.
 
- Nós vamos ter agora o centro de referência de tuberculose e hanseníase  que em 15 dias estará funcionando em Juína. Será muito bom para a população de Juína principalmente no acompanhamento, porque hoje a tuberculose e a hanseníase, não é mais uma doença. A população tem que aprender a conviver com soros positivos e outros. Tuberculose é uma doença simples, tratável, tratou três ou quatro dias já pode está no meio da população- explicou Emilio.
 
Emilio alertou a população quanto aos sintomas da doença. Quem tem tuberculose, uma semana, 30 dias e 60 dias emagrecendo, sudorese noturna, perda de peso, tosse com sangue, procure os postos de saúde de referência, procure o hospital ou me procure, para tratar a tuberculose que hoje tem cura, frisou.
 
Outro centro que também funcionará é para combate ao diabetes, segundo Emilio, estes funcionarão no prédio da antiga farmácia básica.
 
- Vamos ter uma equipe completa com médicos especialistas e enfermeiros para o combate a essas doenças- pontuou.
 
Um paciente com tuberculose e hanseníase em uma casa, transmite para o restante da família, a orientação é que quem tiver suspeita ou tenha os sintomas alertados na matéria que um PSF do seu bairro, porque as vezes os sintomas pode não ser uma gripe, e se caso for tuberculose e for tratado no começo não ficará sequelas no pulmão.
 
Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
 
Principais sintomas do diabetes tipo 1:
 
Vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor náusea e vômito.
 
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
 
Infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.