Cinco motivos para acreditar que vegetarianos vivem mais - Diabetes, Vida e Comunidade

Cinco motivos para acreditar que vegetarianos vivem mais

07/04/2014 - Portal AZ


O JAMA Internal Medicine, uma importante publicação médica mundial, divulgou um balanço de estudos sobre hábitos relacionados a uma dieta vegetariana. As pesquisas selecionadas datam de 1900 a 2013 e apontam para um denominador comum: abandonar a carne vermelha pode prolongar a expectativa de vida. Sobre essa conclusão, selecionamos cinco bons argumentos que podem comprovar a tese.

Pressão sanguínea mais baixa
Muitos estudos mostram que pacientes que se sujeitam a uma dieta sem carne possuem menos problemas de circulação – o que acaba virando um aliado contra a pressão alta. “A hipertensão é uma inflamação no endotélio, uma camada das artérias. Como a carne vermelha é um alimento iflamatório, sua exclusão causa melhora na passagem do sangue”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Humor do bem
Embora almoçar na churrascaria seja uma felicidade imensa, uma pesquisa de 2012 chegou a uma conclusão preocupante ao analisar três grupos: pessoas que comem todos os tipos de carne, outras que comem só peixe, e um terceiro grupo que não comia carne alguma. Depois de duas semanas, os indivíduos adeptos do alface mostraram-se mais bem-humorados e tranquilos, mesmo sobre as mesmas situações de pressão. “Os vegetais são ricos em triptofano, um aminoácido usado pelo cérebro para produzir serotonina – principal neurotransmissor para regular humor e sono”, diz Jobst.
Adeus, infarto
Cortar a carne vermelha do cardápio pode até doer no coração, mas ele vai agradecer daqui a alguns anos. Um grupo de 44 mil pessoas foi analisado pela equipe médica da Universidade de Oxford. A conclusão, divulgada em 2013: os que abandonaram a picanha possuem 32% menos de chance de uma doença cardíaca. O motivo? Menos gordura saturada para entupir as artérias.

Proteção contra o câncer
Outra universidade americana analisou mais de 69 mil pessoas com hábitos vegetarianos. Destas, quase 2,5 mil desenvolveram um diagnóstico cancerígeno. Acontece que os veganos – aqueles que não se alimentam de nada que venha de animais – eram o grupo com menor número de indivíduos com casos de desenvolvimento da doença. Para Jobst, a redução de alimentos inflamatórios mina as possibilidades de doenças de quadro inflamatório – entre elas, o câncer.


Diabetes? Quase lenda
Em vários acompanhamentos de vegetarianos, a incidências de quadros de diabetes são mínimos. O maior controle de açúcar no sangue é o responsável pela condição saudável. “Frutas, verduras e legumes são ricos em antioxidantes que previnem a doença. Entretanto, não existe uma indicação plena de dieta vegetariana para diabéticos. Eles possuem insuficiências de ferro e vitamina B12, adquiridas principalmente na carne vermelha”, explica a nutricionista.

Em forma
Não é que vegetarianos são todos magros – se eles exagerarem em grão de bico, por exemplo, a calça pode ficar apertada – mas pesquisas mostram que eles possuem menos colesterol e mantém seu IMC na média. O motivo você já deve saber: eliminação de gorduras saturadas da dieta, principais responsáveis pela obesidade.

O lado negativo
Antes de sair por aí devorando saladas - e somente elas, vale ressaltar que a dieta vegetariana também possui malefícios. Como já foi citado acima, pessoas que evitam comer carne vermelha podem apresentar falta de ferro e vitamina B12 no organismo. “Alguns mecanismos metabólicos são dependentes destes nutrientes. Entre eles, estão a circulação, além de formação de cabelos, unhas, células sanguíneas, entre outras”, alerta Jobst.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.