OMS propõe que consumo diário de açúcar seja reduzido à metade - Diabetes, Vida e Comunidade

OMS propõe que consumo diário de açúcar seja reduzido à metade

08/03/2014 - JM Oline


A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga nova orientação sobre a quantidade diária de açúcar na alimentação e propõe que seja reduzida à metade, em razão do impacto na saúde dos dentes e no número de obesos. Antes, do consumo total de calorias ingeridas, 10% poderiam ser de açúcar. Agora, bastam 5%, inclusive de açúcares adicionados, aqueles colocados nos alimentos industrializados durante o processamento. Nos rótulos, eles têm nomes diversos, aparecendo como açúcar mascavo, açúcar cristal, mel, xarope, melado, glicose, dextrose, maltose e concentrados de frutas, entre outros. A orientação passará por consulta pública e novas recomendações são esperadas para este ano.

De acordo com o endocrinologista Fabiano Zaidan Borges, a origem do pré-diabetes, assim como a do diabetes tipo 2, é o ganho de peso ao longo da vida, principalmente o abdominal. “O tecido adiposo do abdome não é apenas um mero depósito de gordura, e sim um órgão capaz de secretar diversas substâncias inflamatórias, que, em conjunto, levam à dificuldade de ação da insulina no organismo. É o que nós chamamos de resistência insulínica. Como a insulina é o hormônio responsável pela retirada da glicose, ou açúcar, do sangue em direção às células para ser aproveitado na forma de energia, a dificuldade de ação dela faz a glicose ficar ‘presa’ no sangue, gerando todos os transtornos da doença”, explica.

Para o especialista, a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar os males do diabetes e deve ser feita principalmente por um conjunto de medidas ou de mudanças do estilo de vida. “Elas incluem melhora dos hábitos alimentares e aumento da atividade física. Em relação à alimentação, é recomendável a ingestão de fibras, gorduras do tipo mono e poli-insaturadas, como, por exemplo, azeite extra-virgem, nozes, peixes e outros, e carboidratos de absorção lenta, como arroz e massas integrais. E ainda reduzindo a ingestão de açúcar e de gorduras saturadas e trans. Quanto à atividade física, desde que liberada do ponto vista cardiológico e ortopédico, deve-se realizar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana. Ou seja, buscar a perda e o controle do peso corporal”, frisa.

Fabiano Zaidan ressalta que, na fase de pré-diabetes, é possível reverter o quadro através das mudanças de estilo de vida com o objetivo de perder pelo menos entre 5% e 10% do peso corporal inicial. “Existem, ainda, medicamentos que podem ser usados na prevenção do diabetes com ótimos resultados, a critério do médico que esteja avaliando o paciente”, completa o endocrinologista.

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