Foz do Iguaçu recebe Fórum Internacional de Diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Foz do Iguaçu recebe Fórum Internacional de Diabetes

21/04/2014 - Bem Paraná


De 24 a 26 de abril, será realizado em Foz do Iguaçu, o Fórum Internacional de Diabetes, que vai debater, entre outros temas, as novas insulinas que estão chegando ao mercado e prometem agilizar seu tempo de ação, como por exemplo, a adição de hialuronidase humana aos análogos de insulina, o que faz com que sejam absorvidas mais rapidamente, um dispositivo colocado na pele que aquece o local próximo, promovendo vasodilatação e absorção mais rápida da insulina administrada no subcutâneo e uma caneta que administra insulina sem agulha, sob pressão e com um jato que permite a formação de vários depósitos de insulina, permitindo resultados mais prolongados.

O Fórum, que está sendo organizado numa parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes, com a International Diabetes Federation South and Central America e Latin American Diabetes Association, vai debater ainda, as dietas ideais para o paciente com diabetes, os problemas com o pé diabético, como organizar o atendimento a pessoas com diabetes em situações de catástrofe, a situação do diabetes no Brasil hoje e na América Latina.

Segundo o Dr. Balduíno Tschiedel, presidente do Fórum, o Brasil é o 4º país no mundo no número de pessoas com diabetes, com mais de 13 milhões de pessoas afetadas, conforme a International Diabetes Federation.

As doenças crônicas não comunicáveis, um grupo heterogêneo entre as quais se enquadra o diabetes, respondem por 72% das mortes no Brasil. A doença cardíaca é a principal causa de morte relacionada ao diabetes, e a hipertensão arterial costuma atingir 2/3 das pessoas com diabetes. O diabetes também responde como o principal causador de doença renal terminal, levando à hemodiálise e transplantes renais. No mundo, mais de 50% das amputações de membros inferiores são ocasionadas pelo diabetes.

Uma das grandes causas, sem dúvida a principal, para a explosão de casos de diabetes é a obesidade, em que as mulheres duplicaram e os homens quintuplicaram as suas taxas no Brasil nos últimos 40 anos, conforme o IBGE.

O diabetes está intimamente relacionado ao estilo de vida, e isso sabe-se pelas diferenças encontradas entre populações urbanas e rurais e pela associação com a obesidade. Dos vários ensaios clínicos realizados para prevenir o diabetes, os mais bem sucedidos foram os relacionados à mudança do estilo de vida.

Por isso, o diabetes requer intervenções culturais apropriadas, nas diferentes populações, de forma a reduzir o enorme gasto econômico e sofrimento pessoal daí advindos.
O Fórum Internacional de Diabetes 2014 tratará um pouco de todas essas questões, que serão abordadas de diferentes maneiras: uma sala para a abordagem científica, outra para a abordagem educacional e cultural, e por fim outra para as questões políticas e econômicas envolvidas.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.