Retinopatia diabética, um mal silencioso - Diabetes, Vida e Comunidade

Retinopatia diabética, um mal silencioso

25/04/2014 -


Os maiores desafios da medicina nos dias atuais são aquelas doenças que chegam silenciosamente e tomam conta do paciente. Um desses exemplos é retinopatia diabética. Este é um mal que se instala sem grandes sinais de aviso. A boa notícia é que, dentro de um grupo de risco, a retinopatia pode e deve ser tratada com a adoção de um hábito simples, que é a visita a um especialista.

As estatísticas mostram que o diabetes é, hoje, a maior responsável pela cegueira na população adulta economicamente ativa.  O Brasil tem atualmente, cerca de 12 milhões de diabéticos tipo 1 e tipo 2. Uma boa parcela convive com a doença sem saber de sua presença. 90% dos portadores de diabetes tipo 1 e 60% do tipo 2 normalmente desenvolvem a retinopatia diabética, em algum momento da vida.

O que fazer?
O primeiro passo é ter consciência do problema,  que existe o risco real de ter a retinopatia diabética. Mais ainda, saber que a principal medida a ser adotada é a avaliação periódica com um especialista. Isso porque o risco da cegueira será sempre maior quando o diagnóstico for mais tardio. A simples visita ao oftalmologista a cada seis meses é um hábito que permite este diagnóstico e um tratamento menos agressivo e mais adequado ao paciente.

Um dos equívocos é imaginar que este risco tem a ver com a idade. Em meu consultório, já tratei de muitos adolescentes e jovens que tiveram o desenvolvimento da retinopatia diabética. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a retinopatia diabética não está relacionada ao desgaste normal causado pelo tempo, mas sim pela presença do excesso crônico de glicose nos vasos do olho. É esse fator que causa danos à retina. E, claro, quanto mais cedo for notado o problema, mais eficiente será o tratamento. Em média há a necessidade de 8 anos de controle irregular de glicemia para que se desenvolva a retinopatia diabética.

Enquanto esse processo não é iniciado, as células do globo ocular vão ficando cada vez mais frágeis e sujeitas a pequenas hemorragias. Com o tempo, podem causar distorções na visão. Mas este é um sintoma que somente será notado com o passar do tempo. Se não tratados, os pequenos capilares, vasos presentes na retina, começam a permitir a passagem de componentes do sangue para o exterior. O resultado é o inchaço localizado, que vai limitando a visão do portador da doença.

É bom ressaltar que, enquanto esse processo se desenvolve nos olhos, o portador de retinopatia diabética, normalmente, não apresenta qualquer sintoma. Nestes casos, o simples exame de acuidade visual não vai detectar a doença. Por isso, a ação do especialista é importante para realizar exames complementares.

Com o tempo, o paciente passa a ter a visão enevoada, que impede coisas simples como assistir televisão ou reconhecer uma pessoa a uma distância não muito longa. Ou mesmo ler.

Existem tratamentos, que variam de acordo com o grau de gravidade. Pode ser a simples combinação de dieta com medicamentos que reduzam a presença de açúcar no sangue do paciente e diminua os efeitos no paciente. Nos casos mais graves, há a possibilidade de recursos como a fotocoagulação por raios a laser. Sempre lembrando que, quanto mais cedo for diagnosticada a retinopatia diabética, mais simples e eficaz será o tratamento.

Como acontece em grande parte das doenças, a informação é um caminho seguro para o combate da retinopatia diabética.  Esse simples gesto de se preocupar com a prevenção será sempre o início para reduzir as estatísticas de doenças em nosso país. Mais ainda, é o que começa a garantir uma vida com melhor qualidade a esses pacientes.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.