Como prevenir diabetes gastando apenas 2 minutos por semana - Diabetes, Vida e Comunidade

Como prevenir diabetes gastando apenas 2 minutos por semana

26/05/2014 - Hypescience


Você já sabe que a atividade física regular reduz o risco de câncer de mama, independente de idade e peso. Também já falamos que os exercícios físicos ajudam a reduzir o risco de pegar resfriado, diminuir o comportamento agressivo de crianças, também ajudam você a ter um desempenho melhor em provas e ainda pode ser decisiva para uma noite de sono muito mais tranquila. Parece um bom remédio, não? E quando a gente acha que os benefícios não poderiam ser melhores – e maiores -, aparece uma pesquisa mostrando mais e mais vantagens de se ter uma vida bem longe do sedentarismo.


Em uma nova pesquisa divulgada nesta semana, foi revelado que a prática de exercícios físicos por duas sessões de alta intensidade também pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2. No artigo, os autores da Universidade Estadual de Abertay, no Reino Unido, esclarecem que o treinamento de alta intensidade não só reduz o risco de ter a doença, como também é tão eficaz quanto a quantidade de exercícios físicos regulares atualmente recomendadas pelo governo do Reino Unido – que correspondem a cinco sessões de 30 minutos de exercício físico por semana. O que, não preciso nem falar, pouquíssimas pessoas conseguem realizar.

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A razão principal pela qual as pessoas não conseguem seguir essa rotina, é, bastante obviamente, a falta de tempo. Justamente por isso a equipe da Universidade de Abertay acredita que a atividade de alta intensidade é a maneira perfeita para incorporar uma rotina de exercícios na vida das pessoas que têm pouco tempo, ou quase nada, para se dedicar aos cuidados com a saúde.
No estudo, os adultos com excesso de peso – um grupo com alto risco de desenvolver diabetes – participaram de um regime de atividades de alta intensidade por um período de oito semanas.
Isto envolveu corridas rápidas em uma bicicleta ergométrica duas vezes por semana, em que cada “treino” tinha duração de apenas seis segundos. Em cada sessão, 10 tiros foram concluídos, totalizando apenas 2 minutos de exercícios por semana.
Este treino curto, mas extremamente intenso, se mostrou suficiente para melhorar significativamente a saúde cardiovascular e a sensibilidade à insulina nos participantes do estudo – capacidade do corpo para eliminar a glicose da corrente sanguínea. Esta é a primeira pesquisa que comprova a eficiência e os benefícios de tão pouco exercício à nossa saúde.
Uma pesquisa anterior da mesma equipe havia mostrado que eram necessárias três sessões de alta intensidade por semana. Mas este estudo mostrou que o tempo necessário para ser saudável, pelo menos no quesito “diabetes”, é ainda menor do que se imaginava. Segundo o Dr. John Babraj, líder do estudo de que falamos, a equipe está investigando os benefícios dessa carga de atividades em um grupo de risco, com alto potencial para desenvolver diabetes. Se enquadram neste grupo adultos de meia idade e com excesso de peso.
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“Descobrimos você não tem que ser capaz atingir a velocidade de Usain Bolt quando está correndo”, completa o Dr. Babraj. O simples fato de você colocar todo o seu esforço possível durante aquele intervalo de tempo já é suficiente para trazer benefícios incríveis a sua saúde.
“E essa é a maravilha do treinamento de alta intensidade: é rápido de fazer e é eficaz”, comemora Babraj. “Falta de tempo para o exercício, devido à rotina de trabalho ou compromissos familiares, é citada como a barreira mais comum. Mas a partir do momento que tempo não é mais um pré-requisito, o benefício fica acessível a todos.
“Há uma clara relação entre a intensidade do exercício e a magnitude dos benefícios que trazem à saúde. Por isso, é só através desse pequeno, mas absolutamente intenso, treinamento que as melhorias à saúde podem ser verificadas”, conclui.

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