Britânicas vencem a diabetes tipo 2 só com dieta - Diabetes, Vida e Comunidade

Britânicas vencem a diabetes tipo 2 só com dieta

27/05/2014 - R7


Assisti ontem a um programa de TV britânico muito interessante em que 6 mulheres obesas e com diabetes tipo 2 são internadas por alguns dias na área de dietas radicais de uma universidade. Durante o período em que ficam confinadas, elas são monitoradas por um médico e por uma nutricionista.

A experiência tinha como objetivo mostrar que apenas com uma dieta correta seria possível curar as pessoas do diabetes tipo 2.

E não é que aconteceu mesmo?

No episódio que eu assisti, as 6 mulheres foram divididas em 2 grupos:

A primeira turma foi submetida a uma dieta de 1.600kcal por dia, na proporção 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.
A segunda turma passou por uma dieta de 800kcal por dia, feita basicamente só de shakes. Mas não são esses shakes que são vendidos aqui no Brasil, ok? São shakes especiais comercializados apenas para hospitais e para profissionais da área de nutrição. Nós, simples mortais, não conseguimos comprar isso nem que a vaca tussa.
A experiência durou 8 semanas. Nos primeiros dias, as mulheres ficaram confinadas na universidade. Depois de aprenderem o que tinham de fazer, continuaram de casa e voltaram à universidade somente ao término do período para ver os resultados.

Quer saber o que aconteceu?

Duas delas venceram o diabetes tipo 2. E a única coisa que mudou na vida delas foi a dieta, acreditem se quiser.

Interessante notar que as duas curadas eram de grupos diferentes: uma fez a dieta 40/30/30 e a outra seguiu a dieta dos shakes.

Ou seja, cada uma perdeu peso e gordura a seu jeito, mas essas reduções garantiram uma vida mais saudável, livre do diabetes.

As outras, embora não tenham se livrado da doença, tiveram reduções consideráveis nos níveis de diabetes e na concentração de gordura no fígado. Uma delas conseguiu diminuir em quase 70%, algo surpreendente.

Embora esse programa britânico não tenha escala para ser considerado um experiência científica, dá uma boa esperança para quem tem diabetes e quer ter uma vida melhor.

É óbvio que quem tem diabetes não pode agora, de uma hora para a outra, parar de tomar a medicação e fazer qualquer dieta da sua própria cabeça.

Mas vale a pena sim falar com seu médico e investir em uma dieta bem estruturada para tentar minimizar a doença e viver melhor.

Os profissionais de saúde estão aí para nos auxiliar, mas os resultados só chegam se a gente fizer acontecer.

Cabe à nós mesmos(as).

E, vamos combinar, vale a pena investir numa dieta mais saudável para melhorar a expectativa de vida, não é mesmo?

Porque quem tem diabetes tipo 2 pode encurtar em até 10 anos o seu tempo de vida, de acordo com pesquisas internacionais.

No Brasil, doença atinge 12 milhões de brasileiros e é a causa mais comum de cegueira, amputação e doença renal, de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.