Estudo da Unicamp identifica proteína que ajuda no combate ao diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Estudo da Unicamp identifica proteína que ajuda no combate ao diabetes

06/11/2013 - G1


Um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontou que os efeitos da proteína do soro do leite podem ajudar no controle do diabetes. De acordo com os pesquisadores, a proteína, conhecida como way protein, atua na redução dos níveis de açúcar no sangue, além de estimular o crescimento de massa muscular.


O produto, importado dos Estados Unidos, é muito utilizado por atletas que buscam obter crescimento da massa muscular e agora pode ser um importante aliado no combate de pessoas com diabetes. O próximo passo é realizar o teste em seres humanos, já que até agora os estudos foram feitos com ratos com a doença.  “Ela aumenta os transportadores de glicose, reduzindo o açúcar no sangue, sem ter a necessidade de insulina”, afirmou a doutoranda em Engenharia de Alimentos, Carolina Soares de Moura.


Os benefícios da proteína do soro de leite foram divulgadas em duas das mais importantes publicações científicas internacionais. “Agora temos que tentar chegar em uma dose ideal para que a gente possa divulgar de maneira mais ampla para toda a população”, disse a pesquisadora.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a diabetes mata uma pessoa por hora no estado de São Paulo. Em 2012, foram 9.562 mortes, 5% a menos que no ano anterior, e as internações chegaram a 21.981 nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).


Esperança
A descoberta dos pesquisadores da Unicamp podem ser uma nova esperança para Fernanda Correia de Oliveira, que tem diabetes e cuida do filho, Luiz Henrique de Oliveira, que também faz tratamento. Todos os dias ele mede a glicemia e os cuidados com alimentação precisam ser redobrados. “É zero açúcar. Tem que ficar de olho em tudo, principalmente com balas na escola, é bem complicado”, explica Fernanda.

O diabetes é uma doença silenciosa que aumenta os níveis de açucar no sangue por causa da falha de produção de quantidade de insulina. Os principais sintomas são cansaço, aumento de fome e sede, além da má circulação do sangue.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.