Projeto auxilia pessoas com diabetes a conviverem com a doença - Diabetes, Vida e Comunidade

Projeto auxilia pessoas com diabetes a conviverem com a doença

02/06/2014 - G1


Um projeto de extensão desenvolvido por professores do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), tem ajudado pessoas com diabetes, atendidas no ambulatório de diabetes do Hospital das Clínicas (HB), a conviverem com a doença sem perder a qualidade de vida.

A iniciativa denominada "Intervenções, orientações e assistência de enfermagem aos pacientes diabéticos" é realizada desde 1992. São atividades extracurriculares, em grupo, que envolvem equipes multidisciplinares. O objetivo é mostrar aos pacientes diabéticos, e seus familiares, diferentes aspectos sobre a doença e autocuidado. Ao todo, cerca de 300 pacientes fazem parte do projeto em diferentes momentos.

De acordo com a professora Sandra Regina Leite Rosa Olbrich, durante as atividades do projeto os pacientes também aprendem a descartar corretamente agulhas, lancetas e seringas utilizadas para aplicação de insulina, e ainda recebem dicas de receitas saudáveis e que não atrapalham seu tratamento. "Muita gente tem dúvida, por exemplo, se pode ou não consumir bebida alcoólica e como conciliar com o medicamento. Abordamos isso também", explica.


Cartilha e blog
Para possibilitar que as informações cheguem mais facilmente aos pacientes, foi elaborada uma cartilha com informações sobre o diabetes e seu autocuidado. O material é de fácil compreensão para pessoas leigas, sejam elas portadoras ou não da doença. Estão disponíveis também receitas, informações sobre a doença, fatores de risco, tratamento, entre outros.

Também com o objetivo de disseminar informações sobre a doença e o autocuidado, foi criado um blog na internet . A intenção foi aumentar a disponibilidade de acesso, ampliar o público e orientar os portadores da doença, assim como seus familiares e amigos.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.