OMS: Serviço SMS lembra diabéticos da medicação no Ramadão - Diabetes, Vida e Comunidade

OMS: Serviço SMS lembra diabéticos da medicação no Ramadão

27/06/2014 - Diário Digitaç


A OMS e a União Internacional de Telecomunicações lançaram hoje um serviço de envio de mensagens curtas de textos (SMS) para as pessoas que sofrem de diabetes, para lhes lembrar que devem tomar a medicação durante o mês de Ramadão.

O projeto denomina-se «Mdiabetes» e foi criado como forma de ajudar, especialmente aos praticantes da religião islâmica, de países falantes do francês, a tomarem os remédios durante o período em que praticam o jejum.

Em comunicado conjunto, a que a Lusa teve acesso, as duas agências das Nações Unidas consideram que o período de Ramadão, que este ano se inicia no dia 01 de julho e termina a 29 do mesmo mês, «pode ser particularmente difícil para as pessoas com diabetes».

Nessa altura, a quase totalidade dos praticantes da religião islâmica abdicam da alimentação num determinado espaço do dia, uma forma de se renovar a fé, praticar de forma mais intensa a caridade, e viver-se profundamente a fraternidade e os valores da vida familiar.

O projeto «Mdiabetes», cujo lema é «Be He@lthy Be Mobile», foi primeiramente testado no Senegal, onde membros da associação senegalesa de diabéticos, os próprios pacientes, profissionais de saúde e o público em geral estão a ser incentivados a se inscrever para receber estas mensagens de texto livre.

Citado na nota, o secretário nacional da Associação de Apoio Diabético senegalês, Baye Oumar Guèye, que também padece da doença, afirmou que «o Ramadão é um período de alto consumo de açúcar», pelo que o «MDiabetes é uma iniciativa essencial e bem-vinda, pois permite que as pessoas com diabetes possam observar o mês sagrado do Ramadão, evitando, no entanto, o risco de complicações».
No Senegal, 83 por cento da população tem um telefone móvel e 40 por cento destes são smartphones, com capacidade para receber imagens e vídeos.

Apesar de a aplicação ser destinada aos que padecem de diabetes, a quem se pretende «aumentar a conscientização e ajudar as pessoas com diabetes para evitar complicações desencadeadas enquanto praticam o jejum», a OMS e a União Internacional de Telecomunicações usam este recurso para outros fins.

Através destes dispositivos, as agências procuram apoiar países a criar projetos usando tecnologia para telemóvel, em particular mensagens de texto, para controlar, prevenir e gerir as doenças não transmissíveis, como o câncer e doenças cardíacas.

Dados da OMS indicam que, pelo menos, 347 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, 90 por cento das quais diabetes tipo 2, que é em grande parte causada pelo excesso de peso e sedentarismo.
A OMS estima que, no Senegal perto de 400 mil pessoas estão a viver com a doença, mas apenas 60 mil foram diagnosticadas e estão a seguir o tratamento no sistema de saúde.

«Todos os anos, durante o Ramadão, as autoridades de saúde no Senegal testemunham um pico na hospitalização de pessoas com diabetes não controladas», até porque «muitas pessoas não sabem que têm diabetes», considera a OMS.

Aliás, parte dos portadores da doença «não tem conhecimento das causas e dos sintomas de diabetes, e, muitas vezes, têm acesso limitado aos serviços de saúde, particularmente (os que vivem) nas áreas rurais», acrescenta.

A falta de acesso ao diagnóstico e tratamento de diabetes pode ter consequências graves, nomeadamente doenças cardíacas, derrame, cegueira, insuficiência renal e lesões graves nos pés que podem exigir amputação, refere a organização.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.