Cirurgia de perda de peso cura diabetes; cientistas querem descobrir como - Diabetes, Vida e Comunidade

Cirurgia de perda de peso cura diabetes; cientistas querem descobrir como

14/07/2014 - Hypescience


Cientistas da Universidade de Manchester (Reino Unido) estão perto de descobrir por que pacientes que se submetem a cirurgia de redução de estômago se curam da diabetes.
De acordo com o Dr. Craig Smith, um dos autores do estudo, 75% das pessoas que sofrem de obesidade e têm diabetes são curadas da doença depois de receber um bypass gástrico, uma das técnicas de gastroplastia que causa um desvio intestinal.

A nova pesquisa indica que a cura pode ser explicada pelas ações de células especializadas no intestino, que liberam um coquetel de hormônios poderosos quando comemos.

“Nossa pesquisa centrou nas células enteroendócrinas que ‘sentem o gosto’ do que comemos e como resposta lançam um coquetel de hormônios que se comunicam com o pâncreas, para controlar a liberação de insulina para o cérebro, transmitir a sensação de estar cheio e otimizar e maximizar a digestão e absorção de nutrientes”, explica o Dr. Smith.
Os cientistas pensavam que as células no intestino continham apenas um hormônio, mas encontraram até seis hormônios, incluindo o da fome, chamado de grelina.
“Em circunstâncias normais, estes são fatores importantes para nos manter saudáveis e nutridos. Mas essas células podem apresentar mau funcionamento e resultar nas pessoas comendo menos ou mais”, diz.

Os pesquisadores acreditam que o tipo mais comum de bypass gástrico faz com que as células de hormônio do intestino mudem e sejam reprogramadas. Entender de que maneira essas células mudam em resposta à cirurgia pode ser a chave para a cura da diabetes.
“Entender as mensagens que o intestino envia quando comemos alimentos e quando as coisas dão errado, como é o caso da diabetes, é o nosso próximo desafio. Esperamos que resulte no desenvolvimento de drogas que poderiam ser usadas em vez da cirurgia para curar a obesidade e prevenir a diabetes”, disse o Dr. Smith.

sso beneficiaria milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil, o Ministério da Saúde revelou que quase metade da população está acima do peso: 48,5%, de acordo com dados de 2011. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que o número de pacientes com diabetes no país é de mais de 12 milhões, estimativa baseada no Censo IBGE 2010. A forma mais comum da doença, a diabetes tipo 2, está ligada a obesidade, entre outros fatores.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.