Homens são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 - Diabetes, Vida e Comunidade

Homens são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2

16/07/2014 - RCM Pharma


Os especialistas do Método DiaproKal® alertam os homens que eliminar a gordura que se acumula na barriga não é só uma questão estética, mas pode evitar o aparecimento de diabetes tipo 2.
Segundo um estudo, os homens são biologicamente mais propensos que as mulheres a desenvolver este tipo de diabetes e não precisam de ganhar tanto peso para que a doença apareça.

Os homens, devido à tendência natural para acumular gordura em torno do fígado e do abdómen, têm o pior tipo de excesso de peso. Esta gordura abdominal é especialmente nociva para o organismo e, por isso, são mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2. Em resposta, os especialistas do Método DiaproKal® alertam os homens portugueses com excesso de peso ou obesidade que não só os homens obesos que estão em risco de desenvolver diabetes tipo 2: ter excesso de peso, como gordura acumulada na barriga, também aumenta o risco de sofrer da doença.
 
“Ao contrário das mulheres que têm maior tendência para acumular gordura nas ancas e nas coxas, os homens tendem a armazená-la à volta da cintura, seja qual for a sua constituição. Isto significa que, embora em geral sejam finos ou tenham um ligeiro excesso de peso, qualquer homem que tenha gordura armazenada no abdómen pode desenvolver diabetes tipo 2, porque afeta diretamente os órgãos mais próximos e pode provocar resistência à insulina” explica o Dr. Ignacio Sajoux, Director Médico do Método DiaproKal®.
 
A diabetes tipo 2 afeta a sexualidade dos homens
 
Além das consequências associadas à diabetes tipo 2, como o aumento do risco cardiovascular, a perda de visão ou perda de sensibilidade nos membros, os especialistas DiaproKal® avisam do desconhecimento masculino de que a sua vida sexual também pode ser afetada por esta doença. Entre 35 e 50% dos homens diabéticos tipo 2 sofrem de disfunção eréctil, que aparece cerca de 15 anos antes do que num homem saudável. Esta consequência juntamente ao maior risco de sofrer de diabetes tipo 2 apesar de não ser obeso, deverá sensibilizar qualquer homem e encorajá-lo a tomar medidas, considerando a perda de peso para reduzir a gordura acumulada no abdómen.
 
Com este objetivo, o primeiro passo antes de iniciar o processo de perda de peso é solicitar acompanhamento médico, começando por fazer análises completas e decidir junto do médico o tratamento mais adequado. Se nas análises se verificam valores de glicose em jejum superiores a 110 mg/dl e o excesso de peso está acumulado no abdómen, é aconselhável escolher um tratamento de perda de peso que elimine a massa gorda e reduza o Perímetro da Cintura (PC). Neste caso, o Método DiaproKal®, o tratamento médico da perda de peso, está especificamente pensado para controlar a pré-diabetes ou diabetes tipo 2, recorrendo a uma abordagem multidisciplinar do excesso de peso e da obesidade. Além disso, é o único tratamento de perda de peso que define um objetivo de redução do Perímetro da Cintura para evitar o aparecimento da diabetes tipo 2 ou controlá-la caso já exista.
 
Uma perda de peso benéfica para os homens
 
Tal como mostra o Estudo DiaproKal®, o Método DiaproKal®, baseado na dieta proteinada, consegue reduzir o perímetro da cintura (gordura intra-abdominal) 3 vezes mais do que uma dieta hipocalórica normal, ao fim de 4 meses. Assim, a gordura acumulada no abdómen, um tipo de excesso de peso muito comum nos homens e especialmente prejudicial para eles, também desaparece. Além disso, aos 2 meses de tratamento, este método atinge perdas de peso médias de 11,02 kg, quase quatro vezes mais do que os tratamentos com a dieta hipocalórica, que alcançam uma perda de 2,92 kg, e consegue normalizar os níveis de açúcar no sangue.
 
A atividade física é um dos principais pilares do método, uma vez que reduz a gordura abdominal acumulada, evita a flacidez muscular e melhora a resistência à insulina. O Método DiaproKal® baseia-se numa dieta proteinada, fazendo com que a perda de peso seja à custa de gordura e preserve a massa muscular dos pacientes, graças ao estado de cetose provocado por este tratamento. Este estado permite aos pacientes perder 90% do peso definido e ajuda-os a fazer o tratamento sem sentir cansaço, fome e permite seguir o ritmo de vida normal.
 
Os homens diabéticos ou pré-diabéticos que querem fazer um mínimo de atividade física diária contam com exercícios simples de resistência e tonificação, definidos pelos especialistas em atividade física do Método, que evoluem ao longo do tratamento e podem ser incorporados no seu dia-a-dia. Assim, desde o início do tratamento, o exercício físico está muito presente, contando que no final do processo, a atividade física diária faça parte da rotina dos pacientes. Além disso, estes vão percebendo que com a atividade física e a incorporação progressiva de alimentos saudáveis, definidos pela equipa de dietistas-nutricionistas especializada em diabetes, os seus músculos ficam cada vez mais definidos.
 
Durante todo o tratamento, os pacientes são também aconselhados por especialistas em coaching e supervisionados pelo médico, juntamente com os especialistas em atividade física, dietética e nutrição, que os ajudam a mudar o estilo de vida a longo prazo. Assim, os pacientes perdem peso às custas da massa gorda e reduzem o seu perímetro da cintura, permitindo o desaparecimento da gordura abdominal nos primeiros meses de tratamento e a normalização dos níveis açúcar no sangue.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.