Semsa realiza atendimento multidisciplinar a pacientes diabéticos - Diabetes, Vida e Comunidade

Semsa realiza atendimento multidisciplinar a pacientes diabéticos

28/07/2014 - D24AM


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizará até o fim deste ano, quatro mutirões de atendimento a pacientes diabéticos, durante jornadas do Programa de Assistência à Nefropatia Diabética (Paned). Grande parte dos atendimentos é feita a pacientes idosos.

O primeiro mutirão será realizado neste sábado (2), na Escola Estadual Professor Júlio César Passos, na Avenida Max Teixeira, número 1041, Cidade Nova I, zona norte. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 15h, nas salas e auditório do estabelecimento.

“Cerca de 120 pacientes serão atendidos em cada mutirão. Outros mutirões também possuem datas pré-marcadas e ocorrem nos dias 11 de outubro, 08 de novembro e 13 de dezembro, na mesma escola”, afirma a chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Distrito Norte, Maria do Carmo Lócio.

Este ano, o Paned está fazendo o acompanhamento de pacientes do Distrito Norte (Disa Norte), especificamente das UBSNF 22 na Rua Professor Manoel Belém, s/n, Manôa e na UBSNF 35 na Rua Santo Ezequiel com a Travessa Maranhão, número 326, quadra R01, Cidade de Deus.

O programa, que foi criado em 2010 para dar atenção especial a pacientes portadores de diabetes, já proporcionou a melhoria da qualidade de vida de 1190 pacientes.

Os atendimentos oferecem acompanhamento multidisciplinar com profissionais de várias especialidades médicas, como nefrologistas, endocrinologistas, dermatologistas, nutricionistas, oftalmologistas, além de assistentes sociais e enfermeiros.

Segundo explicou o secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão, a nefropatia diabética é uma alteração nos vasos sanguíneos dos rins, que leva à perda de proteína por meio da urina.

Nessa complicação, o órgão pode reduzir sua função lentamente, porém, de forma progressiva, até a paralisação total. “Contudo, esse quadro é controlável e existem exames para detectar o problema ainda no início. Por isso, a Semsa está realizando estes mutirões”, salientou Homero.

Os rins funcionam como filtros no corpo humano e têm a função de eliminar, pela urina, as substâncias provenientes do metabolismo que não têm mais utilidade e, ao mesmo tempo, precisa manter outros elementos que não devem ser descartados, como as proteínas.

A nefropatia diabética faz com que o órgão perca a capacidade de filtrar adequadamente essas substâncias.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.