Corridas curtas e caminhadas rápidas controlam diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Corridas curtas e caminhadas rápidas controlam diabetes

06/08/2014 - Terra


Corridas curtas ou caminhadas rápidas podem ser a chave para o controle da diabete, de acordo com um novo estudo. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Pesquisadores descobriram que pacientes que alternavam três minutos de caminhada rápida e três minutos de lenta, por mais de uma hora, controlaram melhor os níveis de açúcar no sangue do que aqueles que fizeram caminhada em um ritmo constante.

Tradicionalmente, os diabéticos vêm sendo aconselhados a praticar caminhada moderada e evitar os exercícios de alta intensidade, que podem causar lesões.

Mas cientistas da Copenhagen University descobriram que treinamentos de caminhada intervalada trazem maiores benefícios e levam a um maior controle do açúcar no sangue, o que é especialmente importante nos casos de diabete do tipo 2.

O estudo dinamarquês envolveu pacientes entre 57 e 61 anos com diabete do tipo 2, que receberam uma variação de medicamentos com exceção de insulina. Oito deles foram aleatoriamente designados para um grupo de controle, 12 a um grupo de treinamento contínuo de caminhada e 12 a um treino de caminhadas intervaladas.

Os dois grupos que caminharam foram instruídos a treinar por uma hora, cinco vezes por semana, durante os quatro meses de estudo.

O treino intervalado consistia em uma caminhada rápida por três minutos e mais três lenta, com repetição deste sistema ao longo da sessão. O objetivo era alcançar um pico 70% de gasto de energia durante o período rápido e 40% no lento.

Os que caminharam em ritmo contínuo tinham o objetivo de atingir um pico de 55% de gasto de energia.  Foi comprovado um melhor controle do açúcar no sangue apenas no grupo que alternou o ritmo. Não houve alterações no grupo de caminhada contínua e nem no de controle.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.