Obesidade infantil quadruplica chances de hipertensão no adulto, diz estudo - Diabetes, Vida e Comunidade

Obesidade infantil quadruplica chances de hipertensão no adulto, diz estudo

17/08/2014 - 180 Graus


As crianças com obesidade têm mais um motivo para reverter esse quadro, além dos riscos que o excesso de peso traz em um primeiro momento, como o diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Segundo um estudo feito por pesquisadores do Riley Hospital for Children da Universidade de Indiana (EUA), a obesidade infantil pode aumentar as chances de hipertensão quando as crianças atingem a idade adulta.

Os dados foram apresentados dia 12 de setembro na reunião da American Heart Association, em New Orleans, e devem ser vistos como preliminares até serem revisados e publicados em um jornal científico.

Em 1986, os estudiosos começaram a acompanhar o desenvolvimento de mais de 1.100 crianças e adolescentes saudáveis. Os médicos verificaram peso, altura e pressão arterial da amostragem duas vezes por ano. No início da pesquisa, cerca de dois terços das crianças estavam com peso normal, enquanto 16% tinham obesidade e outros 16% estavam acima do peso. Passados 27 anos desde o início do estudo, os investigadores descobriram que 26% das crianças com obesidade acabaram com a pressão arterial elevada quando adultos, em comparação com 14% das crianças com sobrepeso e apenas 6% dos jovens com peso normal.

Os resultados mostram a obesidade infantil aumenta em quatro vezes as chances de hipertensão na vida adulta, se comparadas com aquelas que tinham IMC normal. Já aquelas que estavam com sobrepeso tinham o dobro do risco, também comparadas com as crianças dentro do peso ideal.

Segundo os pesquisadores, um estudo de longo acompanhamento como esse é importante para mostrar os efeitos em longo prazo da obesidade e sobrepeso infantil. Dessa forma, é importante ficar atento para o peso das crianças tanto quanto dos adultos, fazendo o possível para que esses quadros sejam revertidos o mais rápido possível.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.