Programa “Viva Melhor Barueri” monitora pés em pacientes diabéticos - Diabetes, Vida e Comunidade

Programa “Viva Melhor Barueri” monitora pés em pacientes diabéticos

11/08/2014 - SP Noticía


Audito Dias Santos realiza o tratamento dos pés com curativos diariamente na UBS (foto:PMB Ana Cláudia Ventura)

A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Saúde, com o objetivo de realizar um trabalho centrado na prevenção e no diagnóstico precoce do desenvolvimento de complicações ocasionadas por doenças crônicas, desenvolveu o programa “Viva Melhor Barueri”.O programa, que realiza ações voltadas aos hipertensos, idosos e diabéticos, tem executado desde maio deste ano, o monitoramento dos pés de pacientes diagnosticados com diabetes.

O principal intuito da ação é reduzir e evitar as úlceras e amputações dos membros inferiores, que ocorrem devidoa graves alterações do sistema cardiovascular, reflexo do nível elevado de glicemia no sangue. Estas alterações podem causar formigamentos, agulhadas, queimação e até insensibilidade dos pés, chamada de “neuropatia”.

Segundo a médica Elza Maria Bento, da rede de Saúde da Prefeitura, com a perda da sensibilidade, o paciente perde o fator proteção, e as sensações simples (como ardência, dor e calosidade) não são sentidas, aumentando o risco de infecções. “Com a identificação precoce há maior chance de tratamento, e temos 55% de diminuição nas amputações”, ressaltou.

Atendimento
Os pacientes diagnosticados com diabetes são encaminhados ao grupo de monitoramento da UBS mais próxima de sua residência. Dentro do grupo, o paciente passará por inspeções continuas nos pés, além de participar de palestras e rodas de conversas com orientações de autocuidado. Já os pacientes que possuem úlceras ou feridas nos pés recebem o tratamento diário da equipe de enfermagem, com curativos e medicamentos adequados.

Todos os pacientes inseridos no programa recebem a ‘carteirinha de monitoramento’, com orientações ilustrativas e especificas para o reconhecimento de potenciais problemas nos pés e suas ações de prevenção.

Cuidados com os pés diabéticos:
- Lavar os pés diariamente com água morna e sabão neutro
- Enxugar bem especialmente entre os dedos
- Trocar as meias todos os dias e não usar as que possuem costuras internas e externas
- Usar meias de algodão
- Manter os pés bem hidratos
- Evitar andar descalço
- Ao ir à praia, tomar cuidado com o solo quente que pode ocasionar queimaduras
- Usar sapatos macios, leves e confortáveis
- Não usar agentes químicos (cândida, álcool e outros)
- Cortar as unhas em linha reta cuidadosamente
- verificar os sapatos antes de calçá-los
- Olhar sempre os pés e comunicar quaisquer alterações à equipe de saúde (bolhas, arranhaduras, traumas, áreas avermelhadas.

O monitoramento dos pés para pacientes diabéticos é realizado nas 16 Unidades de Básicas de Saúde da cidade. Procure a UBS mais próxima de sua casa.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.