Pacientes da PB estão desde janeiro sem receber fita que mede glicemia - Diabetes, Vida e Comunidade

Pacientes da PB estão desde janeiro sem receber fita que mede glicemia

11/08/2014 - G1


Pacientes de João Pessoa que têm diabetes estão desde janeiro sem receber a fita para glicômetro pelo serviço público mantido pela prefeitura. O material é indispensável para fazer a medição dos níveis de glicose no sangue apra que o paciente use a dose correta de insulina. A falta foi confirmada nesta segunda-feira (11) pelo diretor da Gerência de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf), Sílvio Ribeiro. Segundo ele, a previsão é que as fitas cheguem até a sexta-feira (15).

“O processo de licitação feito no início do ano fracassou por conta de problemas de preços, que estavam muito acima da cotação do mercado. Portanto tivemos de fazer outro processo licitatório”, explicou Ribeiro. Na semana passada, segundo o diretor, a secretaria fez o pedido de 70 mil caixas de fitas. “Essa quantidade vai dar para atender a demanda existente até que façamos outro pedido”, declarou.
Nesse período em de falta, a secretaria teve de fazer compras emergenciais para cumprir decisões judiciais favoráveis a pacientes com diabetes. O custo médio de uma caixa com 50 fitas é de R$ 100. “Fizemos algumas requisições a mando da Justiça em consequência do processo ter fracassado, mas não sei dizer quantas foram exatamente”, frisou. O diretor disse também que existe um estoque regulador e que esse foi um caso excepcional.

Dentre os usuários prejudicados pela falta das fitas está o servidor público Luiz Fabiano Soares, que há quatro anos recebeu o diagnóstico de diabetes e desde então utiliza as fitas para auxiliar no tratamento. Através do exame de uma gota de sangue, as fitas ajudam na análise da quantidade de glicose no organismo naquele momento e, portanto, a quantidade de insulina que o paciente tem que tomar. Fabiano, por exemplo, tem que fazer a medição quatro vezes por dia e cada caixa com 50 fitas, um custo médio mensal de R$300. “Sempre que ligo para lá dizem que está em licitação, que vai ser comprado, mas desde janeiro que não recebo e tenho que comprar”, reclamou.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.