Os males da obesidade para os olhos - Diabetes, Vida e Comunidade

Os males da obesidade para os olhos

12/08/2014 - Paranashop


No mundo mais de 1 bilhão de adultos tem sobrepeso e  pelo menos 300 milhões são obesos. Por muito tempo, essas pessoas preocupavam-se apenas com as doenças que afetavam o coração e também com o diabetes, que é um problema crônico e que ocasiona altas taxas de açúcar no sangue, além das doenças osteomusculares, que ocorrem nos tendões, nos músculos e outros, decorrentes dos quilos extras.

No Brasil, o diabetes cresceu 40% entre os anos de 2006 e 2012, segundo o Ministério da Saúde.  Porém, os problemas decorrentes da obesidade – diabetes, hipertensão e outros – podem causar também sérios problemas oftalmológicos, como o Glaucoma, a Catarata.

Segundo a Oftalmologista Amaryllis Avakian, da Clínica AACO e que atua também no Hospital das Clínicas e no Hospital Sírio Libanês, caso o diabetes não seja tratado, pode levar à cegueira parcial ou total. “A falta de controle da glicemia interfere na retina, a fina membrana que recobre os olhos, e com isso pode evoluir para a cegueira. No Brasil é comum isso acontecer até com os mais jovens. Por isso, é necessário que as pessoas procurem o oftalmologista para fazerem o tratamento adequado e evitarem que a doença afete a visão”, alerta a especialista em Catarata.

É notório que o problema tem crescido muito em todo o mundo. Uma pesquisa publicada no Archives of Ophthalmology, aponta que em 2050, o número de americanos que sofrem com a retinopatia diabética triplicará de 5,5 para 16 milhões. Já o numero de  pessoas com retinopatia diabética, que ameaça a visão, passará de 1,2 para 3,4 milhões. 

Além disso, o Glaucoma, que é uma lesão no nervo óptico, e a Catarata, que é a opacidade do cristalino (lente natural do olho), são dois outros problemas que podem surgir em decorrência ao sobrepeso. A mesma pesquisa estima que o número de casos de catarata vai aumentar em 235%, e o glaucoma entre idosos com diabetes deverá aumentar também. Para Amaryllis Avakian, a rotina ainda pode interferir muito na saúde oftalmológica. “Se não tiver uma rotina saudável, com a prática de exercícios físicos e ainda ter uma dieta hipocalórica, com certeza apresentará doenças oculares, pois está tudo interligado em nosso organismo”, finaliza a especialista.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.