Internauta reclama de falta de insulina na rede pública de Volta Redonda, RJ - Diabetes, Vida e Comunidade

Internauta reclama de falta de insulina na rede pública de Volta Redonda, RJ

12/08/2014 - G1


O internauta Leandro Toledo, de Volta Redonda (RJ), tem diabetes tipo 1 e precisa tomar doses de insulina para controlar a doença. Contudo, nos últimos meses, seu tratamento está sendo prejudicado pela falta do hormônio na Farmácia Municipal Doutor Olézio Galotti. O problema foi relatado por ele em contato pelo VC no G1.

"Eu e várias pessoas temos a necessidade de tomar dois tipos de insulina, a Lantus e a Novorapid, são insulinas bem caras e de extrema necessidade para não ter altos picos de glicose e nem hipoglicemia. Constantemente vem faltando esses medicamento na Farmácia Municipal de Volta Redonda. Só para ter uma noção, a quatro meses atrás ficamos sem insulina a insulina Lantus", conta Leandro, de 36 anos.
"No mês de Junho normalizou, mas em Julho já faltava a insulina Lantus e até hoje a única resposta que temos é que não tem previsão para ter a medicação na rede pública".

A diabetes tipo 1 se manifesta geralmente na infância ou entre adultos jovens. Trata-se de uma doença crônica causada pelo mau funcionamento do pâncreas, que às vezes é incapaz de produzir a quantidade necessária de insulina, diz reportagem do Bem Estar. Ela explica que alguns diabéticos tratam a doença com bombas de insulina, que fornecem doses deste hormônio para manter os níveis de glicose controlados.

Nota da redação: Em nota, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que as insulinas Lantus e Novorapid não são itens da lista padrão do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo adquiridas apenas para atender pedidos de medicamento por mandato judicial, mas mesmo assim são mantidas em estoque. "No caso da insulina Lantus, o fornecedor não está entregando o produto à Farmácia Municipal, e já está sendo multado por isso, através de processo administrativo. A insulina Novorapid está com estoque normal", afirma o comunicado.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.