Europa investe 3,3 mil milhões de euros para a descoberta de novos medicamentos - Diabetes, Vida e Comunidade

Europa investe 3,3 mil milhões de euros para a descoberta de novos medicamentos

10/07/2014 - RCM Pharma


No total são 3,3 mil milhões de euros o orçamento para a segunda fase do Programa da iniciativa europeia público-privada Medicamentos Inovadores para a descoberta de novos medicamentos na Europa. Nos primeiros concursos a propostas são para projetos nas áreas da diabetes e doenças da retina, avança a TV Ciência.
 
Acelerar o processo de descoberta de novos medicamentos em áreas médicas onde não existem tratamentos cem por cento eficazes e para doenças que afetam milhões de pessoas na Europa e no mundo é o objetivo da Iniciativa Medicamentos Inovadores (IMI).
 
A IMI é uma iniciativa público ou privada entre a Comissão Europeia e a Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas (da sigla em inglês, EFPIA) e entra hoje numa segunda fase de atuação com um orçamento de 3,3 mil milhões de euros para o período de 2014 a 2024.
 
Máire Geoghegan-Quinn, Comissária Europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência, afirma, citada em comunicado da IMI, que "um dos maiores desafios que enfrentamos é fornecer melhores medicamentos e tratamentos aos europeus e ao mesmo tempo diminuir os custos nos nossos sistemas de saúde".
 
Neste sentido, afirma a Comissária, "a cooperação entre os atores públicos e privados nos sectores das ciências da vida pode ajudar a alcançar este objetivo".
 
Roch Doliveux, Presidente do Conselho de Governação da IMI e CEO da empresa farmacêutica UCB, afirma que "a saúde vai ser um grande desafio económico para a Europa nas próximas décadas", pelo que "a IMI é um investimento inteligente".
 
Isto porque a Iniciativa Medicamentos Inovadores "não apoia apenas o próspero sector das ciências da vida – um fator essencial de prosperidade futura para a União Europeia (UE) – mas também fornece-nos a plataforma de colaboração de que precisamos para alcançar o potencial de nova ciência na investigação em medicamentos".
 
"Ao juntar a indústria e a academia, a IMI pode ajudar a lidar com os desafios de cuidados de saúde existentes e melhorar as vidas dos pacientes", acrescenta o CEO.
 
Os primeiros concursos a projetos inovadores que envolvam instituições de investigação e empresas vão ser direcionados para a descoberta de novos medicamentos para a diabetes tipo 1 que afeta 17 milhões de pessoas em todo o mundo e para as doenças da retina (retinopatia diabética e degeneração macular relacionada com a idade), a principal causa de cegueira em todo o mundo, com um orçamento total de 49 milhões de euros.
 
Na área da diabetes tipo 1, o concurso agora aberto para recepção de propostas conta com um orçamento de 35 milhões de euros, dos quais 17,6 milhões de euros oriundos do Programa Horizonte 2020, 12,6 milhões de euros de grandes empresas farmacêuticas e 5 milhões de organizações de pacientes.
 
O objetivo deste projeto é "avançar no conhecimento sobre a diabetes tipo 1 e dar resposta à falta de ferramentas e tecnologias para detectar as pessoas com risco de vir a desenvolver esta condição", indica o comunicado.
 
Para além disso, prevê-se que o conhecimento e as ferramentas resultantes possam vir a ajudar a otimizar os estudos clínicos para tratamentos que curem ou previnam a doença.
 
No que diz respeito ao projeto sobre doenças da retina, o orçamento total é de 14 milhões de euros, 7 milhões de euros da Comissão Europeia e 7 milhões de euros da EFPIA, para o desenvolvimento de novos métodos e ferramentas que permitam medir o impacto destas doenças nas atividades diárias dos pacientes.
 
Os resultados decorrentes deste projeto poderão ser usados mais tarde em estudos clínicos para avaliar a eficácia de potenciais tratamentos.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.