Benefício da soja no diabetes gestacional - Diabetes, Vida e Comunidade

Benefício da soja no diabetes gestacional

10/09/2014 - A Tribuna


O diabetes mellitus gestacional (DMG) é definido como qualquer grau de intolerância à glicose que se inicie ou que seja reconhecido durante a gestação. O diagnóstico e tratamento do DMG são importantes, uma vez que esta condição impõe riscos à saúde da mãe e do feto. Enquanto a mãe apresenta maior risco de hipertensão na gestação e de permanecer diabética após o parto, para o feto há um risco aumentado de macrossomia (peso maior do que 4000g ao nascimento), anomalias e mortalidade perinatal.

O tratamento farmacológico do DMG com hipoglicemiantes orais é controverso, sendo recomendado preferencialmente o tratamento não medicamentoso, baseado em mudanças no estilo de vida. Recentemente, pesquisadores chineses estudaram os efeitos de intervenção com oligossacarídeos da soja em mulheres com DGM. Isto porque estudos experimentais prévios com foco na prevenção da aterosclerose indicaram seu benefício na diminuição do estresse oxidativo. Como o estresse oxidativo também está relacionado com a resistência à insulina, elaborou-se a hipótese de que os oligossacarídeos da soja possam ter impacto positivo no DMG.

Entre junho de 2007 e março de 2009, 97 mulheres com diagnóstico de DMG foram recrutadas e divididas aleatoriamente em dois grupos, controle (n=51) e intervenção com oligossacarídeos de soja (n=46). Antes da aleatorização, a glicemia de todas as participantes foi controlada e mantida estável por meio de alimentação e uso de insulina. O grupo controle continuou o tratamento somente com insulina, enquanto o grupo intervenção recebeu insulina e oligossacarídeos de soja (rafinose e estaquiose em proporção superior a 60%), em dose de 10 g/dia, diluídos em 200-300 mL de água, durante oito semanas.

As mulheres de ambos os grupos não apresentavam diferenças significativas com relação à idade, peso pré-gestacional, Índice de Massa Corpórea (IMC), estatura e história de diabetes em parentes de primeiro grau. A análise dos resultados indicou que os oligossacarídeos da soja foram capazes de diminuir o estresse oxidativo, por meio do aumento da produção de enzimas antioxidantes, e de melhorar a resistência à insulina. Os achados sugerem seu potencial papel no controle de complicações do DMG, o qual deverá ser avaliado em profundidade a partir de estudos futuros, bem como outras formas de intervenção com soja e alimentos à base de soja.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.