Diabetes atinge 5,6% da população de Petrópolis, no RJ - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes atinge 5,6% da população de Petrópolis, no RJ

06/04/2014 - G1


Neste domingo (6) é celebrado o Dia da Saúde. A data tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e tratamento de doenças importantes, como a diabetes, que segundo secretaria de Saúde do município, atinge 5,6% da população de Petrópolis, Região Serrana do Rio. Atualmente, 7.553 pacientes estão inscritos no programa municipal de diabetes. Se não tratada, a doença pode levar até à amputação de membros.

A diabetes é a elevação da glicose no sangue, também chamada de hiperglicemia. Ela acontece quando o açúcar simples não é processado pelo organismo. Uma das principais complicações ocasionadas pela doença é o chamado “pé diabético”, que ocorre devido a dificuldade de cicatrização e pode levar a amputação do membro. “A incidência de amputação é de cerca de 50 a 90 para cada 10.000 pacientes com diabetes por ano”, alertou o cirurgião Vascular Tiago Coutas.

Para evitar complicações, é fundamental manter sob controle a taxa de glicose e fazer exames regulares. As pessoas também devem estar atenta aos sintomas, entre eles formigamentos, perda da sensibilidade local, dores e queimação nos pés e nas pernas. Segundo o especialista, os sinais dea presença do “pé diabético” ainda incluem sensação de agulhadas e dormência, além de fraqueza nas pernas. “Os sintomas podem piorar à noite. Normalmente a pessoa só percebe quando a situação está em um estágio avançado, já com ferida ou infecção”, ressaltou Tiago Coutas.

Os idosos precisam ter ainda mais cuidados com os pés, uma vez que entre eles a incidência de amputação sobe para 21,6%. O cirurgião lembra que dados da Sociedade de Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular mostram que 25% dos pacientes com diabetes vão desenvolver úlceras nos membros inferiores em algum momento da vida. Portanto, ele afirma que a prevenção é a melhor estratégia para evitar o problema. “Estudos mostram que 50% das úlceras se tornam infectadas e 20% acabam evoluindo para a amputação do membro”, explicou.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.