Brasileiro comanda a Federação Mundial de Obesidade - Diabetes, Vida e Comunidade

Brasileiro comanda a Federação Mundial de Obesidade

25/03/2014 - Exame


São Paulo - O chefe do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede, com sede no Rio), Walmir Coutinho, acaba de assumir a presidência da Federação Mundial de Obesidade. Coutinho é o primeiro latino-americano a ocupar o cargo, segundo o Portal da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro

O especialista assume o posto com o desafio de alertar o Brasil e demais países sobre o que já é considerada uma epidemia mundial de obesidade. Na entidade, o médico quer também melhorar o tratamento da doença em escala global. Para isso, será lançada uma campanha de conscientização, ressaltando as consequências da obesidade para a saúde da população. A indicação de um médico da América do Sul é significativa, já que o número de pessoas obesas tem crescido de forma descontrolada, especialmente no Brasil e em países vizinhos como Chile e Peru.

"A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde como doença crônica e ela passa a ser transmissível quando se reproduz o estilo de vida da sociedade, os hábitos alimentares e os padrões de consumo, como, por exemplo, fast food, sedentarismo e tabagismo", afirmou Coutinho. De acordo com o mapa da obesidade feito pela entidade, mais de 10% dos brasileiros já estão obesos e mais da metade têm excesso de peso. O índice da obesidade infantil é elevado, com cerca de 20% das crianças já com peso excessivo.

"É um mito dizer que a população brasileira é fisicamente ativa. No Rio de Janeiro, por exemplo, os índices de sedentarismo são altíssimos, pois 80% das mulheres estão acima do peso. Os hábitos saudáveis deveriam começar dentro de casa e grandes mudanças se fazem necessárias para que possamos controlar o quanto antes o crescimento da obesidade infantil", completou o especialista

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.