Ligas Estudantis Orientam e Fazem Exames de Graça na Praça - Diabetes, Vida e Comunidade

Ligas Estudantis Orientam e Fazem Exames de Graça na Praça

09/11/2014 - O Regional


As ligas estudantis da Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca) realizaram na manhã deste sábado (8) o Encontro anual das Ligas Estudantis da Faculdade de Medicina na praça da República. As Ligas de Cirurgia Geral, Neuropsiquiatria, de Pediatra, de Cirurgia Plástica e de Ginecologia & Obstetrícia realizaram orientações ao público.

O coordenador das Ligas Estudantis, Leonardo Vedovato Vilela Salis, afirma que a meta era de atender até 1,2 mil pessoas durante o período da manhã. “Realizamos o evento todos os anos com o intuito de atender a população gratuitamente, promovendo a saúde e informação de forma gratuita”, explica. O coordenador ainda completa que a participação maior é dos idosos.

Na praça, o público pode realizar aferição de pressão, teste minimental, teste rápido de AIDS, tiragem sanguínea, avaliação de risco de infarto e orientação feral. Além das Ligas, para a orientação de AIDS e Hepatite B, eles contaram com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O teste minimental avalia a saúde mental das pessoas, foi realizado pela Liga de Neuropsiquiatria. “A pessoa preenche uma ficha e informa o tempo de sono e realiza alguns testes de memória, com o resultado orientamos caso a pessoa necessite dormir mais”, explica a estudante do segundo ano de medicina, Giovanna da Fonseca Burigo, que faz parte da liga.

Sobre os resultados, Giovanna ainda explica que os resultados podem se tornar trabalhos científicos. “Após o encontro da feira, algumas ligas que fazem os exames de caráter de pesquisa e também de orientação organizam os dados das pessoas entrevistadas, dependendo da quantidade, a liga se dedica em realizar um trabalho científico”, completa.

O evento contou com a participação de aproximadamente 150 alunos, do 1º ao 4º ano e a atividade realizada anualmente tem como objetivo aproximar os estudantes do público. “Atualmente, na formação dos médicos há o incentivo para uma formação mais humanística e próxima ao público, além de aproximar, também conscientiza as pessoas a se cuidarem”, explica Leonardo.

Leonardo ainda afirma que com as orientações, ajuda o Estado a gastar menos com tratamentos. “Aqui orientamos as pessoas sobre os exames mais comuns, caso apresente alguma anomalia, recomendamos que eles vão a um posto de saúde mais próximo”, finaliza.

A cuidadora de idosos, Luciana Aparecida dos Reis, realizou o teste de glicemia e a aferição de pressão. “Estou com a pressão um pouco alta e eles já me recomendaram a fazer exercício e a tomar um remédio que eu já tomo diariamente”, conta. Quando ocorre o evento, Luciana conta que costuma fazer os exames. “Sempre quando tem (evento) na praça eu costumo passar aqui e realizar pelo menos os testes de glicemia e pressão e também conhecer e ouvir outras orientações que eles trazem”, completa.

Ricardo Alessandro Theotonio, que trabalha com refinaria, realizou testes de glicemia, postural, da veia e teste rápido da AIDS. “Graças a Deus está tudo bem comigo, e também estou bem de memória”, comemorou após fazer o exame de minimental. Ele também conta que o resultado é bom, apesar de trabalhar há 12 anos no período da noite. “Troquei a noite pelo dia desde que comecei a trabalhar, mas durmo bem de dia e já estou acostumado com a rotina, pois chega à noite já não consigo dormir mais”, completa.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.