O que causa o Diabetes e de que forma o tratamento com o Balão ajuda no controle da doença? - Diabetes, Vida e Comunidade

O que causa o Diabetes e de que forma o tratamento com o Balão ajuda no controle da doença?

07/11/2014 - R7


No dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, doença que ocorre pela falta de insulina no organismo e que faz com que a glicose (açúcar no sangue) aumente. A doença atinge mais de 370 milhões de pessoas no mundo e, aqui no Brasil 24,1% da população adulta já está diabética, sendo 26,3% mulheres e 21,5% dos homens. Confira os tipos mais comuns da doença e como ela pode ser controlada:

Diabetes Tipo 1
O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. É comum o diabetes tipo 1 aparecer na infância ou na adolescência, onde é preciso aplicar injeções diárias de insulina. Está inserida no rol de chamadas doenças autoimunes.

Diabetes Tipo 2
Geralmente ocorre na vida adulta por consequência do excesso de peso, má alimentação ou em decorrência de outras doenças metabólicas.

Obesidade X Diabetes
Para o Gastroenterologista e especialista em endoscopia digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Manoel Galvão, existe relação direta entre a obesidade e o diabetes tipo 2, pois o aparecimento deste tipo de diabetes é a sequência natural da doença obesidade. “Quem emagrece melhora o controle do diabetes, mas se o indivíduo engordar de novo a doença reaparece e mais grave”, relata Galvão.

Quando o individuo é obeso e diabético existem diversos riscos de saúde: doença cardiovascular, hipertensão arterial, insuficiência renal, transtornos articulares, apneia do sono, canceres e as dificuldades sociais.

Como controlar a doença?

Diferente do tipo 1, sem cura, o diabetes tipo 2 pode contar com a ajuda de alguns tratamentos que contribuem para o controle da obesidade associada, como o Balão Intragástrico. O método auxilia o paciente a emagrecer por meio de hábitos saudáveis, ajudando assim no funcionamento regular do pâncreas e os níveis glicêmicos. Mas é preciso manter os hábitos e o peso em dia, ao longo de toda a vida para que o quadro da doença não volte.

Como o Diabetes pode passar despercebido por um longo tempo até que surjam as suas complicações, o médico alerta para alguns dos sintomas clínicos e repetitivos, tais como sede excessiva, boca seca, visão turva e excesso de urina.

Se você apresenta algum desses sintomas procure um endocrinologista e investigue se está tudo certo. O excesso de peso é responsável por vários problemas de saúde, por isso não perca mais o seu tempo e sua saúde, faça a mudança hoje. Acesse www.sistemaorbera.com.br e veja como o Balão Orbera™ poderá te ajudar nessa caminhada.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.